Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes:180 Creative Camp, a academia de verão sobre criatividade

30/06/2016 às 00:00

A cidade de Abrantes volta a acolher o 180 Creative Camp, entre os dias 3 e 10 de julho, uma academia de verão que junta cerca de uma centena de pessoas para discutir e pensar sobre os caminhos da criatividade.

"Acho que a maneira mais simples de explicar o que é o 180 Creative Camp é dizer que é uma academia de verão da criatividade", como afirmou o diretor de programação, Nuno Alves, à agência Lusa.

Este será o quarto ano que Abrantes, uma cidade do interior, na margem do Rio Tejo, é a casa desta iniciativa transdisciplinar do Canal 180, acolhendo até dia 10 de julho um programa de intervenções artísticas, workshops com artistas convidados, cinema e música.

A academia destina-se a "jovens com mentes criativas e efervescentes", como se lê no programa, e às 40 vagas disponíveis concorreram mais de 150 pessoas, não só de Portugal, mas também de países como Itália, Colômbia e Estados Unidos.

Segundo Nuno Alves, o 180 Creative Camp pode ser entendido como um complemento ao percurso académico de quem está a concluir estudos e pode servir de bússola para quem procura uma orientação profissional no universo das indústrias criativa.

Não sendo um festival, é um projeto que "está focado no processo criativo. Aqui o que conta é o pensar, como criar, produzir, comunicar e distribuir", elencou Nuno Alves.

Ao longo de uma semana, os participantes estarão em contacto com convidados portugueses e estrangeiros, num programa transdisciplinar que procura caminhos de comunicação entre a arquitetura e a arte urbana, entre o cinema e o design, por exemplo.

Entre os convidados deste ano contam-se o realizador Sean Dunne, o agente cultural Frank Kalero, a realizadora Leonor Teles, o ilustrador e músico José Cardoso e o coletivo espanhol de arte urbana Boa Mistura, que fará uma intervenção num edifício da cidade.

Anualmente, a organização potencia a ligação das atividades do Creative Camp à vida quotidiana de Abrantes, envolvendo espaços do centro histórico, o comércio local e os habitantes, em particular os mais novos.

*Notícia desenvolvida na próxima edição do Jornal de Abrantes

Crédito: DR

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB