Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes/Bandeira Azul: Aldeia do Mato vê hasteado símbolo máximo de excelência

5/07/2016 às 00:00
Bandeira Azul

Uma praia “excelente” foi assim que Margarida Nunes, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), caraterizou a praia fluvial de Aldeia do Mato, no concelho de Abrantes, no dia em que esta praia hasteou o símbolo máximo de excelência, a Bandeira Azul.

“Esta praia é excelente, só as praias excelentes é que recebem um galardão de excelência”, começou por afirmar a representante da APA, acrescentando que a praia de Aldeia do Mato “tem tudo: segurança, limpeza, ordenamento e qualidade de água excelente”.

“Os critérios da Bandeira Azul são muito exigentes e são muitos e há assim um grande esforço por parte de um conjunto de entidades, mas sobretudo por parte do Município, que é promotor da candidatura, e que tem de zelar pelo cumprimento de todos os critérios”, salientou Margarida Nunes esta terça-feira, na cerimónia do hastear da Bandeira Azul.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios, sendo que estes Critérios do Programa Bandeira Azul estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

Galardoada pelo 6º ano, a praia fluvial de Aldeia do Mato é para Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM de Abrantes, “um orgulho”.

A atribuição da Bandeira Azul é possível devido à “qualidade da água que assim o permite, em primeiro lugar, mas depois todo o investimento que a Câmara de Abrantes tem feito e o concessionário que também assumiu (…) criar todas as condições, que são muitas e que são exigidas para conseguirmos ter esta distinção”, disse a presidente.

“Congratulamo-nos por há seis anos ter esta distinção para o nosso concelho, para a Aldeia do Mato, para esta praia fluvial, porque é assim um fator distintivo de modo a atrair mais visitantes”, acrescentou a autarca abrantina.

Sobre os últimos investimentos concretizados na praia fluvial de Aldeia do Mato, Maria do Céu Albuquerque recordou a instalação do cable park para a prática de wakeboard.

“Nós continuamos a fazer investimento (…) temos o cable park que é um investimento feito no âmbito da Comunidade Intermunicipal, particionado pelo Município, para a prática de um desporto que existe no mundo inteiro, sendo este um palco para eventos mundiais”.

Sobre a intenção por parte do Município de criar uma praia fluvial na freguesia de Fontes, a presidente justificou que apesar de Aldeia do Mato ser “um espaço magnífico, nomeadamente ao fim de semana fica com uma lotação acima do que o aconselhável e portanto temos de continuar a criar alternativas, temos de continuar a fazer investimento, qualificando, dentro do que é possível, a Albufeira de Castelo Bode, dotando-a dos meios e das infra estruturas para que possa ser colocada ao serviço do turismo sustentável”. A praia fluvial de Aldeia do Mato hasteou também hoje, a Bandeira de Praia Acessível.

JMC

 

Membros da Bandeira Azul, da APA, autarcas locais e representante da empresa concessionária da praia fluvial

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB