Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Bolsa de Estacionamento avança no Vale da Fontinha

22/11/2016 às 00:00

Foi hoje aprovado, na reunião do executivo camarário de Abrantes, o lançamento da empreitada de construção de uma bolsa de estacionamento no Vale da Fontinha.

A obra representa um investimento na ordem de 1ME 200mil euros e mereceu a abstenção da vereadora eleita pelo PSD, Elza Vitório e voto o favorável da maioria socialista e da vereadora da CDU, Ricardina Lourenço.

A empreitada deverá arrancar num prazo de seis meses, devido ao procedimento concursal e terá a duração de 540 dias. Assim, o espaço estará apenas concluído em 2019, segundo assegurou João Caseiro Gomes, vice-presidente da Autarquia

“O projeto prevê a construção de 312 lugares de estacionamento gratuito que vão ocupar algumas plataformas. Vamos ter três: a principal, com 177 lugares, que será o eixo de ligação entre a avenida 25 de Abril que irá permitir a ligação ao hospital na via Santana Maia. Depois, iremos ter uma outra bolsa, numa quota mais baixa, que terá capacidade para 90 lugares. E por último, iremos ter uma plataforma superior em relação à principal, com 45”, explicou o vice-presidente.

“Este espaço será destinado ao mercado semanal, que será deslocalizado do Barro Vermelho. Vai permitir delimitar as zonas para os feirantes, terá ligações de eletricidade para todas as pessoas que possam vir ali vender e também, no futuro, queremos que a Feira de São Matias seja feita naquele local”, esclareceu João Caseiro Gomes.

Sobre a localização da realização da Feira de São Matias do próximo ano, o autarca adiantou que será uma “questão a ser abordada com os feirantes. A feira poderá realizar-se naquele local, porque ao nível de infra estruturas elétricas está tudo preparado. A única questão que se coloca é que o pavimento está em terra. Logo, teremos de avaliar com os feirantes se a feira acontece no Vale da Fontinha ou, se uma vez mais, volta a acontecer na margem sul, em Rossio ao Sul do Tejo”.

Sobre o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana previsto para a cidade, hoje também aprovado na reunião do executivo camarário, o vereador adiantou que o projeto a concretizar no Vale da Fontinha será um complemento a outros já previstos no Plano de Urbanização de Abrantes (PUA).

“Uma das nossas preocupações ao fazer este projeto para o Vale da Fontinha é que o mesmo não coloque em causa outras intervenções que estão previstas no PUA. Uma delas diz respeito à construção de uma variante que inicia na cidade desportiva, que passa pela Escola Dr. Manuel Fernandes, pelo Vale da Fontinha e termina no hospital”, referiu.

“Numa segunda fase está ainda previsto o recuo do antigo mercado. A atual estrutura terá de ser demolida, para criarmos uma entrada mais nobre ao centro histórico, criando ali uma praça ampla”, acrescentou.

João caseiro Gomes adiantou por fim que a empreitada no Vale da Fontinha será submetida a uma candidatura a fundos comunitários. 

Reunião do executivo camarário de Abrantes de hoje, onde foi analisado o projeto de obra para o Vale da Fontinha

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB