Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes e CRIA estiveram na rota dos Percursos pela Inclusão

27/05/2016 às 00:00

No âmbito da avaliação em curso e no terreno do conjunto de respostas sociais existentes em Portugal, a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, esteve esta sexta-feira em Abrantes no seguimento de iniciativa “Percursos pela Inclusão”.

A governante, invisual, foi recebida nos Paços do Concelho pela presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, vereadores e presidente da Assembleia Municipal, onde se inteirou dos projetos municipais nas áreas sociais, da inclusão e igualdade do género tendo, de seguida, visitado as valências do CRIA - Centro de Recuperação e Integração de Abrantes -, numa visita que contou com a presença de diversas entidades, como o presidente da delegação distrital da Segurança Social, Tiago Leite, ou o autarca Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, entre outras individualidades.

Em declarações aos jornalistas, Ana Sofia Antunes disse que “o conjunto de respostas existentes é diversificado e convém fazer a avaliação daquelas que estão a funcionar melhor ou menos bem”.

“Em termos de operacionalidade, isso só se faz indo para o terreno e falando com as pessoas. É um trabalho que não se pode fazer sentado numa cadeira, num gabinete, embora esse também seja um trabalho que tem de ser feito”, destacou a governante, antes de partir para uma reunião privada com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Abrantes.

Nelson de Carvalho, presidente do CRIA, disse, por sua vez, que “num tempo, numa sociedade e numa conjuntura em que os valores parecem ser só os valores da competitividade e do ‘todos contra todos’, é bom, é oportuno e é politicamente relevante que se chame a atenção para os valores da inclusão e da solidariedade”, elogiando o périplo em curso pelo país.

A iniciativa “Percursos pela Inclusão” enquadra-se numa “política de Inclusão que se pretende definida numa perspetiva de cidadania ativa e coesa, e pressupõe-se próxima das cidadãs e cidadãos, bem como dos agentes nacionais e locais que contribuem para que a inclusão se concretize”, destaca o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

“Conhecer os quotidianos, os espaços e os tempos, os sistemas de interação social, emocional e afetiva da vida destas cidadãs e destes cidadãos, reveste-se de importância fundamental para colocar em evidência os sucessos alcançados e permitidos, mas também as necessidades que permanecem”, evidencia aquele ministério.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB