Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: Está inaugurada a nova Extensão de Saúde de Carvalhal

19/07/2017 às 00:00

Foram inauguradas esta quarta-feira as novas instalações da Extensão de Saúde de Carvalhal.

Situada no edifício que albergava antes a Junta de Freguesia, a nova Unidade de Saúde irá prestar cuidados de saúde de proximidade a 882 utentes da freguesia e também da região norte do concelho de Abrantes.

A cerimónia de inauguração contou com a presença da presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), Rosa Valente de Matos, da diretora executiva do ACES do Médio Tejo, Sofia Theriaga, da presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, e do presidente da Junta de Freguesia de Carvalhal, Luís Serras Vermelho.

Luís Serras Vermelho falou da “extrema” importância, “não só para a comunidade da freguesia como para todo o norte do concelho” que representa a inauguração da Extensão de Saúde de Carvalhal. “Como presidente da Junta, sinto que o trabalho feito foi o melhor”, disse.

O presidente da Junta de Freguesia explicou o porquê da escolha daquelas instalações, afirmando que “era o edifício onde mais rápido poderia funcionar a Extensão, uma vez que havia ordem para esta sair das instalações onde estava. Houve, por isso, a necessidade de a instalar com a máxima urgência”.

Aproveitando a presença da presidente da ARS-LVT e da diretora executiva do ACES do Médio Tejo, Luís Serras Vermelho solicitou “no mais breve espaço de tempo, uma avaliação de forma a aumentar o número de horas de serviço prestado pelo médico de família desta Unidade”.

Sofia Theriaga, a diretora executiva do ACES do Médio Tejo, afirmou que “a população do Carvalhal e os profissionais que prestam serviço nesta Unidade dispõem agora de melhores condições físicas. Este projeto que agora inauguramos, em época de grande exigência, reclama de todos nós empenho e saber conjunto”.

“Congregando sinergias, é possível fazermos mais e melhor”, concluiu a diretora executiva do ACES, referindo-se ao apoio do Município de Abrantes.

Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara de Abrantes, falou “de um ato simples, mas que representa muito para estas pessoas” pois, como recordou, “se nada fosse feito, o Carvalhal ia deixar de ter médico porque as instalações onde funcionava a Extensão, não reuniam condições para qualquer tipo de prática médica”.

“Nós entendemos que a saúde é o pilar da qualidade de vida dos nossos cidadãos, a par da educação (…) e por isso os Cuidados Primários são essenciais”, acrescentou a autarca.

Maria do Céu Albuquerque lançou ainda o desafio à Junta de Freguesia, na intenção que tem da requalificação do Largo do Eucalipto, de “instalar lá também um conjunto desses equipamentos” de manutenção, numa “parceria com o ACES e com os nossos serviços de Desporto, para que possam vir ensinar as pessoas a utilizar esses equipamentos e para que os mais velhos possam fazer exercício físico de maneira a também ganharem qualidade de vida”.

Rosa Valente de Matos, a presidente da ARS-LVT, começou por dizer que “o mais importante disto tudo são as pessoas” e que “a inauguração desta Extensão mostra isso mesmo, a relação de proximidade que queremos ter com as pessoas, com os utentes, com a comunidade”.

“Porque o que queremos são pessoas saudáveis, pessoas felizes”, disse Rosa Valente de Matos que prometeu voltar “daqui a um ano para visitar essa academia de mobilidade porque cada vez mais temos que apostar na promoção e na prevenção na saúde”.

A presidente da ARS-LVT informou ainda que a ARS “vai iniciar os rastreios, num projeto piloto. A ARS de Lisboa e Vale do Tejo era das poucas do país que não tinha rastreios com base populacional” e garantiu que, em 2018, “esta população vai também ter os rastreios ao cólo do útero e cólon e reto. São dois rastreios fundamentais”.

Respondendo aos anseios do presidente da Junta de Freguesia, Rosa Valente de Matos anunciou que Carvalhal vai passar a dispôr de um médico durante um dia e meio por semana. Mais meio dia do que era no passado mas, ainda assim "insuficiente", nas palavras de Luís Serras Vermelho.

Presente na inauguração esteve também Álvaro Paulino, presidente da União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, que confirmou a existência de utentes, nomeadamente “da aldeia do Souto, que são utentes da Unidade de Saúde de Carvalhal” e a quem esta nova Extensão de Saúde vai também servir.

A nova Extensão de Saúde de Carvalhal vai então servir 882 utentes, oriundos da Freguesia de Carvalhal, mas também do Souto e das Fontes.

Nesta obra, a Câmara Municipal de Abrantes investiu 15 mil euros. Para reinstalação dos serviços da Junta de Freguesia no edifício da antiga escola primária, a Câmara investiu 37 mil euros.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo assume a manutenção das novas instalações de saúde, enquanto o ACES do Médio Tejo assegura os recursos humanos.

Luís Serras Vermelho, presidente da Junta de Freguesia de Carvalhal

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB