Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: Feira Nacional da Doçaria Tradicional entrou em contagem decrescente

22/10/2016 às 00:00

A XV Edição da Feira Nacional de Doçaria Tradicional foi apresentada oficialmente este sábado, na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes.

Com a abertura das portas marcada para as 17 horas de dia 28 de outubro, sexta-feira, Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes e Conceição Pereira, Técnica Coordenadora da TAGUS, falaram do vai ser mais esta edição.

“Pela 15ª vez fazemos esta aposta na promoção dos nossos produtos, dos nossos produtores, da nossa doçaria tradicional. (...) É uma aposta nas pessoas, nos produtores, nos nossos doceiros e nas entidades com quem nos relacionamos”, começou por dizer a presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

A 15.ª edição do certame vai decorrer no Mercado Criativo (antigo Mercado Diário), no Centro Histórico da cidade e, à semelhança de anos anteriores, a animação vai ser pautada por música, teatro, oficinas temáticas, demonstrações culinárias e atividades desportivas.

Maria do Céu Albuquerque falou do espaço onde a Feira vai ter lugar, no antigo Mercado Diário, “que tencionamos levar a obra dentro de algum tempo e ter outro fim”, acrescentando que “havemos de encontrar um modelo definitivo para esta Feira. (...) Há, de facto, um conjunto e um potencial muito grande no nosso Centro Histórico para podermos valorizar cada vez mais esta iniciativa”.

A Feira Nacional de Doçaria Tradicional vai ter em destaque a Palha de Abrantes, as Tigeladas e os doces abrantinos, mas também iguarias de todo o país como, por exemplo, os Ovos-Moles de Aveiro, as Queijadas de S. Gonçalo, as Lérias, os Foguetes e as Brisas do Tâmega de Amarante, o Pão-de-ló de Ovar, as Malassadas de S. Miguel dos Açores, o Pão de Rala do Alentejo e as Cornucópias de Alcobaça.

“Nós não nos fechamos sobre nós próprios, abrimos também às outras regiões do nosso país, à concorrência... Temos doceiros de todo o país, incluindo das ilhas, e esperamos que o próximo fim-de-semana traga muita gente ao nosso concelho, como é expectável. As pessoas do nosso concelho em primeiro lugar, porque são as pessoas com quem e para quem trabalhamos, mas também às pessoas dos concelhos limítrofes e da região”, afirmou Maria do Céu Albuquerque.

Para equilibrar o consumo de doces, haverá um programa desportivo complementar, com a realização de um trail noturno e um passeio em BTT. As inscrições estão disponíveis nos sites do COA – Clube de Orientação e Aventura e dos Branquinhos do Pedal.

A Feira Nacional de Doçaria Tradicional decorre em Abrantes desde 2002 com o objetivo de promover e valorizar os doces tradicionais locais, sendo realizada pela Câmara Municipal de Abrantes, em colaboração com a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB