Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Festival de Filosofia continua este fim-de-semana

17/11/2017 às 00:00

Este sábado, dia 18, Faranaz Keshavjee, investigadora de estudos islâmicos, falará sobre o problema das hegemonias religiosas na construção do sujeito democrático; o Sociólogo das religiões, Jean-Louis Schlegel, abordará as motivações do radicalismo religioso do início do século XXI; Khalid D. Jamal, da Comunidade Islâmica de Lisboa refletirá sobre o Islão; o Papa Francisco e o diálogo ecuménico e inter-religioso será o tema da conferência com o Teólogo Anselmo Borges. O dia encerrará com uma mesa redonda sobre “ Filosofia do impuro como matriz do diálogo” que contará com intervenções de Alexandre Honrado, Marco Oliveira e de um representante da Escola Islâmica de Setúbal.

O Festival de Filosofia de Abrantes encerra no domingo, dia 19, com o escritor Onésimo Teotónio Almeida que irá falar sobre o tema O regresso dos valores - ou que valores nos restam? Todas as conferências têm entrada livre.

A génese deste Festival de Filosofia, com características inéditas no país, partiu de um grupo de filósofos locais, organizados através do Clube de Filosofia de Abrantes, em estreita articulação com o Município de Abrantes, através da Biblioteca Municipal António Botto. Outros parceiros como a Associação de Desenvolvimento Cultural “Palha de Abrantes”, o Município de Sardoal e os Agrupamentos e Escolas dos dois concelhos abraçaram imediatamente esta organização, lê-se na informação do Município.

A par dos painéis, o programa incluiu apontamentos culturais, uma feira do livro de filosofia, atividades nas escolas dos dois concelhos, intervenções de rua e a apresentação do prémio Jovem filósofo.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB