Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: KENPO nova modalidade no Clube Desportivo “Os Patos”

10/12/2017 às 00:00

O Clube Desportivo “Os Patos” não é só o futsal. A aposta no ecletismo é um traço fundamental do código genético do clube. As diversas modalidades praticadas na instituição têm dado muitas alegrias à massa associativa ao longo de três decadas e meia da sua gloriosa história.

Uma causa nobre, mas difícil de defender, que é o associativismo vivido muitas vezes pela carolice de muitos que roubam tempo à família para encontrarem soluções dos problemas que vão surgindo e que não invalida que haja épocas com grande fulgor.

No processo de reorganização das diversas modalidades, temos a secção de canoagem suspensa por falta de timoneiro habilitado tecnicamente para ministrar o treino.

O surgimento de modalidades novas no clube deve-se muitas vezes à persistência de diretores que trabalham afincadamente com o fim das mesmas fazerem parte da estrutura do clube.

Este ano, chegou ao clube o KOSHO RYU KENPO, uma modalidade nova, através do grande impulsionador desta arte marcial em Abrantes, Sensei Alexandre Gaudêncio. As origens desta arte datam do ano 525 D.C. que, de acordo com a lenda, um monge indiano chamado Bodidharma viajou para a província de Honan, chegando ao templo de Shaolim, onde encontrou alguns monges extenuados e débeis, incapazes de se concentrarem nas suas leituras. O monge deu-lhes uma série de exercícios físicos destinados a fortalecer os seus corpos e a aumentar a sua capacidade de concentração. Estes exercícios são as bases do Shaolim Chuan – Fa, uma arte de “Mãos vazias”.

O mentor desta arte em Abrantes, inicia o seu percurso Martial em 1995 no TAEKWONDO, em 1999 conhece o KENPO, onde 11 anos depois atinge o cinturão negro (1º DAN). No ano seguinte, termina o curso de instrutor de ensino e vem viver para Abrantes.

A federação da modalidade endereça-lhe  o convite para a formação de uma escola na cidade florida e, após alguma reflexão, decidiu avançar na constituição da mesma.  A partir daí, era necessário um espaço. Depois de vários contactos, o Clube Náutico de Abrantes cedeu-lhe as suas instalações onde permaneceu durante uma época, passando depois para o pavilhão do Clube Desportivo e Recreativo “Os Dragões” de Alferrarede onde esteve até ao princípio de 2017.

Uma vez no clube com sede no Rossio ao Sul do Tejo, os seus responsáveis definem objetivos, divididos por várias fases e inseridas numa estratégia de longo prazo. A primeira é transmitir aos abrantinos que existe uma modalidade que, sob a orientação de instrutores qualificados e reconhecidos pelo estado (IPDJ), traz benefícios inestimáveis para o praticante, independentemente da sua idade, proporcionando um melhor desenvolvimento corporal e contribuindo para uma vida mais saudável em todos os aspectos. Depois, querer captar jovens de modo a formá-los para que possam participar em competições.

O enquadramento destas vertentes leva à criação de duas áreas bem definidas. Por um lado,a competição com os atletas a representarem “Os Patos” ao mais alto nível e por outro, a formação que irá passar pela criação de uma escola. Com os objectivos alcançados, a principal preocupação daquele que ministra os conhecimentos da arte é que possam desfrutar do prazer de praticar esta modalidade e que sejam felizes.

Carlos Serrano

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB