Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: Município alerta para a limpeza da floresta até 15 de março

31/01/2018 às 00:00
Foto DR

“A sua vida não é um brinquedo, previne-se agora!” é o lema da campanha de sensibilização para a defesa da floresta que o Município de Abrantes está a levar a efeito pelo concelho.

Esta campanha alerta para a necessidade e obrigatoriedade da limpeza dos terrenos por parte dos proprietários até dia 15 de março. Em causa está a obrigação de limpeza de 50 metros à volta das casas isoladas, 100 metros à volta das aldeias e 100 metros à volta dos polígonos industriais.

Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal, lembrou à Antena Livre que “a responsabilidade é claramente do cidadão de limpar aquilo que são as suas propriedades, quer confinem com a sua habitação, quer com outras e quer terrenos que tenham na floresta e que precisem desse trabalho, no sentido de protegermos a floresta, as nossas aldeias e lugares”.

“O cidadão tem de se assumir como o primeiro agente de Proteção Civil, e, portanto, é fundamental também que assuma a responsabilidade de denunciar situações que não estejam acauteladas, para que se possam notificar os proprietários e para que as operações de limpeza possam acontecer”, salientou.

A autarca abrantina referiu ser importante conseguir “chegar ao verão com uma situação que nos permita estar descansados com fenómenos que eventualmente venham a acontecer”.

As operações de limpeza do Município já se iniciaram no concelho, inclusivamente na freguesia de Fontes, em Vale de Açor. “Numa situação que juntou todos os nossos parceiros no âmbito da defesa da floresta contra incêndios e onde fizemos uma ação de sensibilização visível para chamar atenção daquilo que é a responsabilidade em primeiro lugar do cidadão”, contou a presidente.

“Não sei se vamos a tempo para este verão porque o território é muito grande e há muito a fazer, agora não podemos ficar quietos. Não podemos ficar indiferentes e temos de fazer um esforço para acompanhar a situação”, vincou Maria do Céu Albuquerque.

A informação da campanha está presente no Passos do Concelho, em outdoors, mupis, flyers, cartazes, publicidade nos órgãos de comunicação social, publicidade nas viaturas municipais, na fatura da água bem como na rede Multibanco. O incumprimento pode resultar em coimas entre os 5 e os 100 mil euros.

Recorde-se que na semana passada o secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, afirmou que o prazo de 15 de março para limpar terrenos na prevenção dos fogos florestais “é alcançável e para cumprir” e as contraordenações não serão perdoadas, salientando que “é uma meta gigantesca, ciclópica, de muito trabalho”, mas está ao alcance.

“Depende da nossa determinação, da capacidade de cada um em se consciencializar que os tempos que correm obrigam a essa determinação, é uma medida de emergência, foram muitos anos de displicência”.

 “O que a severidade dos incêndios e as suas consequências têm trazido até nós obriga-nos a esta emergência e todos os proprietários, estejam eles onde estiverem, tem de se mobilizar para de facto executarem essa tarefa”, vincou.

O secretário de Estado reiterou que “é uma obrigação dos proprietários e se não o fizerem as forças de segurança, que já estão no terreno a sensibilizar, vão naturalmente aplicar as contraordenações porque não são perdoadas”.

A nível nacional, existem "próximo de duzentas" equipas destas e é meta do Governo criar mais 40 em outros tantos concelhos este ano e dotar todos os municípios do país até 2020.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB