Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Situação do Cineteatro S. Pedro está longe de se resolver. Autarquia pondera compra do cineteatro de Alferrarede

15/02/2018 às 00:00

A situação que envolve o Cineteatro S. Pedro em Abrantes parece estar longe de se resolver. As negociações continuam com os atuais proprietários do equipamento, a Sociedade Iniciativas de Abrantes Lda. O Município pondera a compra do cineteatro de Alferrarede.

Esta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, na reunião do executivo camarário, Maria do Céu Albuquerque, presidente da CMA, avançou que o Município apresentou três propostas aos proprietários, mas ainda sem uma solução à vista.

 “Nós tentámos prolongar o contrato até encontrar uma solução, mas não foi possível porque numa fase inicial [os proprietários] estavam em processo eleitoral e a seguir a nova administração foi insensível às nossas questões e a proposta que nos fez foi a apresentação de um montante no valor de 6 mil euros por mês para alugar o espaço até ficar resolvida a questão”, começou por explicar a autarca.

“Ontem mesmo [na segunda-feira, dia 13], a administração apresentou um comunicado que indicava o valor de arrendamento [6 mil euros], celebrado a curto prazo e por um período limitado, sendo depois este valor rebatido na operação de venda do imóvel. Nós não nos revemos nesta forma de negociação. Nós estamos sem utilização do cineteatro e continuaremos com essa cessação de utilização até termos condições para tal”, fez notar presidente.

De seguida, Maria do Céu Albuquerque fez referência às três propostas do Município. Uma dizia respeito à celebração “de um novo protocolo semelhante ao que já aconteceu, fazendo [a Câmara] as melhorias necessárias e adaptando o edifício aos novos tempos”.

Outra proposta passava pela “aquisição do imóvel. E temos uma avaliação que ronda os 267 mil euros, valor base, que depois conta com um valor acrescido associado às intervenções e equipamentos que a Câmara foi instalando”.

As duas propostas não foram aceites por parte da administração do cineteatro, segundo avançou a presidente.

Por último, “há uma terceira proposta que é a que mais agrada à atual administração que é o aluguer do espaço, mas que seja o Município a assumir as obras. Ao que nós dissemos que não”, vincou.

“Se fizerem as obras que nós entendemos necessárias para adaptar o espaço àquilo que são as exigências atuais e se nos fizerem uma proposta que vá ao encontro daquilo que é possível à Câmara assumir estaremos disponíveis para negociar”, aludiu a autarca.

No decorrer da reunião, Maria do Céu Albuquerque avançou que a Câmara está a avaliar a compra cineteatro de Alferrarede.

“Nós temos previsto no nosso programa de ação desenvolver duas áreas de regeneração urbana para além da cidade, uma em Alferrarede e outra no Rossio, e estamos já a começar a trabalhar nesse sentido. E depois daquilo que aconteceu, tomámos uma decisão que foi iniciar conversações com os proprietários do cineteatro de Alferrarede no sentido de o adquirir. Até porque nós temos previsto no âmbito do QREN, fazer intervenções no cineteatro São Pedro, caso seja possível chegar a um acordo, e depois temos de ter um plano B porque entendemos que é um equipamento igualmente importante”, reforçou a responsável.

“Não é que o cineteatro de Alferrarede vá substituir o cineteatro de Abrantes. E não é nossa intenção desistir do cineteatro de Abrantes. Agora entendemos que é mais um equipamento que ficará disponível para várias funções e tem uma função social e económica importante”, terminou Maria do Céu Albuquerque, fazendo referência ao cineteatro de Alferrarede.

Em reação, o vereador do BE, Armindo Silveira, solicitou mais informação complementar sobre o cineteatro de Abrantes e ainda o valor da avaliação externa. Já Rui Santos, do PSD, quis saber até quando a Câmara vai esperar por uma resposta. E considerou ser “uma chantagem” o que está ser feito com a Autarquia, tendo feito notar que a dinamização do espaço “tem sido positiva”.

O vereador disse ainda temer que, no futuro, o cineteatro São Pedro “seja mais um imóvel devoluto e a degradar-se no centro histórico”. E no seu entendimento, a Autarquia tem mecanismos legais para poder adquirir aquele imóvel.

Todo o equipamento, que é do Município de Abrantes, será retirado do cineteatro São Pedro até ao dia 28 de fevereiro. Até lá, as negociações continuam.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB