Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes/Wakeboard: Autarquia anuncia inauguração de Cable Park e adverte contra má utilização

24/08/2016 às 00:00

A Câmara Municipal de Abrantes comunicou na reunião do Executivo desta terça-feira, dia 23 de agosto, que irá proceder até ao fim desta semana à inauguração da plataforma de wakeboard existente na albufeira da Barragem de Castelo de Bode, junto à praia fluvial de Aldeia do Mato.

Trata-se de um equipamento concessionado à Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate, que visa potenciar turisticamente a região do Médio Tejo e que contou com um investimento de 600 mil euros.

Esta mesma plataforma já foi alvo de algumas notícias devido ao facto de alguns banhistas a utilizarem como plataforma de mergulho e de terem já ocorrido três acidentes, dois deles com feridos a necessitarem de tratamento hospitalar. No entanto, António Manuel Jesus, comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes esclarece que “foram feridos leves, não apresentavam nenhum cenário de gravidade até à entrega às equipas hospitalares pelos bombeiros”.

Quanto à utilização da plataforma de wakeboard para mergulhos, o comandante explica que o equipamento “não se destina a esse fim”.

“É uma plataforma que não pertence ao Município, e mesmo que pertencesse está ali para outros fins e não para as pessoas a utilizarem como prancha. Sendo que se as pessoas o fizerem, têm que assumir as suas responsabilidades. Se não cumprirem, os riscos que correm são da sua inteira responsabilidade”, adverte o comandante.

Segundo a autarquia, toda a estrutura que compõe o Cable Park está devidamente legalizada para a prática de Wakeboard e Wakeskate, sendo que as obras no local terminaram no final da semana passada.

O wakeboard é um desporto aquático praticado com uma prancha tipo snowboard, puxado por uma lancha. Foi inventado nos Estados Unidos e inicialmente praticava-se com uma prancha de surf com fixações. Surgiu como uma alternativa para os surfistas nos dias de poucas ondas. Foi assim que surgiu a ideia do wakeboard, mais precisamente no ano de 1979, quando o norte-americano Tony Finn, inventou o "skurfing", o embrião deste desporto.

O projeto Wakeboard Portugal, lançado em 2015, está a colocar o país no mapa dos maiores circuitos de Wakeboard mundial. Numa extensão de cerca de 30 km, na albufeira de Castelo do Bode, foi instalada a primeira estância de wakeboard do mundo. Com cinco cable systems ligados por transferes na água em cinco localizações diferentes, é um autêntico resort para atletas e praticantes da modalidade. Os cable parks estão instalados nas praias fluviais de Aldeia do Mato (Abrantes), Fernandaires (Vila de Rei), no Lago Azul (Ferreira do Zêzere), Trízio (Sertã) e Praia dos Montes (Tomar).

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB