Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Antena Livre assinalou 36 anos com Gala que homenageou personalidades e instituições da região

22/01/2017 às 00:00

A XII Gala Antena Livre e Jornal de Abrantes, que se realizou este sábado, dia 21, data em que se assinalaram os 36 anos desta rádio, voltou a ser um momento de homenagem a personalidades e instituições da Região. A nível nacional, a jornalista Sandra Felgueiras esteve em Abrantes para receber o galardão Jornalismo Nacional e o músico Diogo Piçarra subiu ao palco do Cine-Teatro São Pedro para receber a distinção na categoria de Música Nacional.

Numa noite de homenagens e de dar a conhecer o que de melhor se faz na região e no país, o Cine-Teatro S. Pedro, em Abrantes, encheu-se de calor humano para aplaudir todos os que subiram ao placo.

A apresentação daquele que é considerado um dos maiores e melhores eventos da região esteve a cargo de Joana Margarida Carvalho, Alexandra Pimentel, Paulo Delgado e Patrícia Seixas.

O espetáculo, que já conta com a sua 12ª edição, iniciou com a audição da primeira emissão da Rádio Antena Livre, com as vozes de Sousa Casimiro e de Lena Silva, há precisamente 36 anos atrás, seguindo-se o primeiro momento musical da Gala protagonizado por Salomé Silveira e a sua Banda.

Da cultura à música, passando pelo desporto, turismo e comunicação social, foram 10 os homenageados na Gala Antena Livre e Jornal de Abrantes de 2017.

Na área do Desporto, o galardão foi para o Clube MAC TT, de Mação, que, nas palavras de Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, “tem conseguido unir toda a região em prol do desporto e dado a conhecer todo o este concelho”.

A distinção na área da Educação foi este ano entregue ao Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão (CICO), sediado em Constância. Este é um projeto de Sara, Ana e Alberto Elias que são também os responsáveis pela existência do LVSITANUS, o maior carrilhão itinerante do mundo, e que têm desenvolvido um importante papel no ensino e na educação artística no campo da música com o carrilhão e o órgão. Ana Elias, uma das mentoras do CICO, destacou que ser carrilhonista é uma “arte rara” e “haver pessoas jovens que se interessam por aprendê-la é muito importante para mim”. Por sua vez, Alberto Elias agradeceu a atribuição deste prémio que “é para nós um reconhecimento para o qual não temos palavras para expressar” e evocou ainda a necessidade de restauro dos órgãos existentes em Abrantes e o desejo de existir mais um carrilhão em Constância.

Na área da Cultura, o galardão foi para o Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, e foi recebido pelas mãos do presidente da autarquia local, Miguel Borges, que destacou a aposta cultural que tem sido feita para aquele espaço, uma “programação de qualidade na área da música, teatro e artes plásticas”. “É um espaço onde os cidadãos podem ter acesso ao que de melhor se faz em território nacional e no mundo”, destacou o autarca terminado com a afirmação de que “interioridade é sinónimo de qualidade”.

O prémio Inovação foi entregue ao designer Paulo Passos, que assina a imagem gráfica do Município de Abrantes e também a imagem e identidade de múltiplos museus e outras autarquias. O Sr. Criatividade, como foi chamado, defendeu que “é importante não só inovar mas também renovar aquilo que somos, devemos sempre olhar para trás e perceber a nossa identidade”.

À NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém foi entregue o galardão Empresa que foi recebido por Domingos Chambel, vice-presidente desta Associação que tem sido “um dos pilares do desenvolvimento regional”.

Na área do Turismo, a distinção foi feita a Carlos Bernardo, abrantino, autor do blog “O meu escritório é lá fora” que ganhou recentemente uma votação lançada pela Fitur – Feira de Turismo de Madrid para eleger o melhor blogue de viagens. Num discurso divertido, Carlos Bernardo afirmou que gosta muito de viajar, “quero conhecer o mundo, mas quero sempre voltar” destacando ainda que esta semana esteve em Madrid para receber o prémio de melhor blogue de viagens “mas não senti o orgulho que estou a sentir hoje a receber este galardão”.

Ao nível musical, o prémio Música Regional foi entregue à Villa D´El Rei Tuna, a única Tuna do país que não faz parte de nenhuma instituição de ensino superior mas que é formada por estudantes do ensino superior oriundos do concelho de Vila de Rei.

Na categoria Música Nacional, a distinção foi para o músico Diogo Piçarra, que em 2012 passou a ser o novo Ídolo de Portugal e que afirmou o seu nome no panorama musical nacional a partir de 2015 com o seu primeiro trabalho discográfico. No Cine-Teatro S. Pedro, em Abrantes, Diogo Piçarra agradeceu o prémio, confessando que “não estava à espera desta homenagem”.

Os prémios mais aguardados da noite – Personalidade Carreira e Jornalismo Nacional – foram entregues a Daniel Augusto António, comerciante há mais de 70 anos no centro histórico de Abrantes, e a Sandra Felgueiras, respetivamente.

Atualmente com 86 anos, Daniel António começou a trabalhar na Praça Barão da Batalha, no centro histórico de Abrantes, apenas com 13 anos sendo hoje o proprietário da Casa Havaneza e da Pastelaria Palha de Abrantes. “Sou uma pessoa normal, aquilo que faço é o que toda a gente deve fazer”, destacou o homenageado que ainda hoje passa cerca de 12 horas em pé nos seus estabelecimentos comerciais.

A jornalista da RTP1, Sandra Felgueiras, conhecida pelo seu jornalismo de investigação, subiu ao palco do Cine-Teatro de Abrantes com a sua filha Sara, de três anos, ao colo, onde agradeceu a distinção feita pela Antena Livre e Jornal de Abrantes, dizendo que “é a primeira vez que me entregam um galardão” e destacando que sem a comunicação social não há democracia.

Os momentos musicais da Gala Antena Livre e Jornal de Abrantes estiveram a cargo de Salomé Silveira, que participou recentemente no concurso A Voz de Portugal, da RTP1, da Villa D´El Rei Tuna e o encerramento do espetáculo ficou marcado pelo regresso da banda Hyubris, que se deram a conhecer na 1ª Gala da Antena Livre, em 2003, lançaram três discos, mas estiveram parados nos últimos quatro anos, assinalando agora o seu regresso.

A XII Gala Antena Livre e Jornal de Abrantes foi transmitida em direto pela Antena Livre em 89.7 fm e para todo o mundo através do site em www.antenalivre.pt.

Francisco Rebelo dos Santos, administrador da Media On Comunicação Social, destacou que “esta Gala tem a particularidade de ser um evento que se estende a toda a região do Médio Tejo e que consegue identificar bons exemplos, sublinhar boas práticas, reconhecer o mérito e premiar os talentos”. A importância do papel da comunicação social de proximidade foi também referida por Francisco Rebelo dos Santos que afirmou que este evento “é uma aposta para continuar porque as gentes de Abrantes merecem, porque há muita qualidade, há gente que faz a diferença e que merece ser distinguida”.

Para o ano há mais.

Margarida Serôdio

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB