Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Atualizada: Herdade Foz da Represa recebe luz verde da APA para avançar em Vila de Rei

21/07/2016 às 00:00

Após quase dois anos de espera, a Herdade Foz da Represa (HFR) - Boutique Resort & SPA vai finalmente avançar. Os promotores apontam 2017 como data de abertura do Resort que promete abrir em Vila de Rei.

O parecer da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) foi emitido e formalizado no passado dia 13 de julho pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e vem assim viabilizar a construção da Herdade Foz da Represa - Boutique Resort & SPA em Vila de Rei.

“É uma notícia que nos deixa muito satisfeitos. A Herdade Foz da Represa é um projeto diferenciado e estamos certos de que irá dinamizar esta zona interior do país. Desde 2014 que esperávamos por esta notícia. Agradecemos à autarquia e aos media locais o apoio que nos deram. E agradecemos ao Presidente da APA, Nuno Lacasta, que cumpriu com a sua palavra. Desde que chamou a si o processo e nos convocou para uma reunião, no dia 3 de junho, nem um mês passou até à emissão oficial e formal do parecer,” adiantou Nellson Soares, promotor do projeto.

A HFR, que foi considerada em 2014 um projeto de Interesse Público, será inaugurada em 2017, é o que asseguram Nellson Soares e Raymond Klomp.

Em declarações à Antena Livre, Paulo César, vice-presidente da autarquia vilarregense, disse hoje que “um dos passos, principais e mais demorosos no processo, está dado. A APA autorizou a implementação do projeto numa área abrangida pela Reserva Ecológica Nacional (REN), faltando agora um passo burocrático que é a CCDRC publicar essa desafetação da REN”.

“Depois da publicação em Diário da República por parte da CCDRC, haverá o processo de licenciamento que obterá um conjunto de pareceres, nomeadamente da APA, da CCDRC e do Turismo do Centro, serão dados 20 dias úteis para que se possam pronunciar e estamos a falar de cerca de mês e meio para que seja possível licenciar o empreendimento”, explicou ainda o autarca.

Recorde-se que a Herdade Foz da Represa - Boutique Resort & SPA recebeu a aprovação em Conselho de Ministros para construção nas margens da Albufeira de Castelo do Bode, em Vila de Rei, em 2014. Contudo, a demora da APA, que ficou de emitir um parecer sobre o projeto de arquitetura, impediu que a construção e consequente previsão de abertura, em 2016, deste Resort fossem cumpridas. Após quase dois anos de espera por um parecer da APA, os promotores equacionaram recuar com o investimento.  

“A APA continua a solicitar repetidos esclarecimentos e informações sobre os mais diversos temas, e apesar de prontas respostas quer por parte dos promotores, quer do Município, ainda não foi possível resolver a questão”, disseram na altura Nellson Soares e Raymond Klomp.

O parecer foi finalmente resolvido e os promotores congratulam-se com a possibilidade de desenvolver o projeto até 2017.

A Herdade Foz da Represa é um projeto com cinco anos de existência, representa um investimento de um milhão de euros e pretende criar diretamente cerca de 10 postos de trabalho.

O empreendimento apresenta-se como um novo conceito de unidade hoteleira, com dez bungalows feitos com estruturas prefabricadas na Holanda, com cerca de 65 metros quadrados.

“Um espaço onde a natureza oferece águas límpidas, ar fresco, floresta e cascatas (…) com serviços spa & wellness, sauna, banho turco, massagens, tratamentos de corpo” e onde os elementos da gastronomia da região vão ser “apresentados de forma inovadora, capazes de satisfazer as necessidades e preferências dos clientes”.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB