Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Câmara de Abrantes adjudica empreitada de novo museu por 3,1 milhões de euros

26/08/2016 às 00:00
Assinatura do contrato de empreitada

O Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes (MIAA) deu ontem o primeiro passo, com a assinatura do contrato de empreitada da primeira fase da obra, um investimento de 3,1 milhões de euros.

Em comunicado, a Câmara de Abrantes informa que o contrato foi assinado com a empresa Teixeira, Pinto & Soares, S.A., e tem por objeto a recuperação, remodelação e ampliação do Convento de S. Domingos para a instalação do MIAA.

O equipamento vai ocupar todos os espaços disponíveis atuais do antigo convento para áreas de exposições, permanentes e temporárias, onde ficará parte da coleção de arqueologia e arte municipal, o espólio de pintura contemporânea da pintora Maria Lucília Moita e a coleção arqueológica Estrada, propriedade da Fundação Ernesto Lourenço Estrada, Filhos.

São cerca de cinco mil as peças que integram as coleções da Fundação Estrada de ourivesaria ibérica, armaria e arte sacra dos séculos XVI a XVIII, além de coleções de numismática, arquitetura romana, medieval e moderna, relógios de várias épocas e uma exposição de arqueologia e história local.

A requalificação do Convento de S. Domingos para instalação do MIAA, projeto que irá arrancar nove anos após o seu anúncio, é "fundamental para a revitalização do centro histórico", havia afirmado à Lusa a presidente da autarquia, Maria do Céu Albuquerque, por ocasião do alçamento do concurso cujo objeto assenta um projeto mais vasto de regeneração urbana da cidade a partir da requalificação e musealização do referido convento, ali situado.

A obra será apoiada em 85% com verbas dos fundos comunitários do Portugal 2020, no âmbito do PEDUA - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Abrantes para a Regeneração Urbana, segundo a governante.

Associado ao Museu Ibérico, o espaço vai ter um Centro de Investigação para "assegurar a continuidade do estudo das coleções" que ali serão expostas e que sirva de polo dinamizador de projetos de investigação e de parcerias com universidades, museus nacionais e estrangeiros.

No mesmo comunicado pode ler-se que a autarquia prevê o arranque dos trabalhos num prazo de 15 úteis "após a concessão do visto pelo Tribunal de Contas, entidade para onde o processo será enviado ainda hoje". A primeira fase de recuperação, remodelação e ampliação do Convento de S. Domingos deverá ficar concluída em 910 dias, cerca de dois anos e meio.

Dentro deste contexto, a Câmara de Abrantes anunciou em março um investimento de 1,5 milhões de euros na requalificação do Edifício Carneiro, imóvel próximo do castelo da cidade, para acolher o futuro Museu de Arte Contemporânea "Charters de Almeida".

O escultor Charters de Almeida, 81 anos, doou ao município de Abrantes uma parte significativa da sua coleção, resultado de mais de meio século de atividade artística, e de que se destacam as obras em grande escala, conhecidas por "Cidades Imaginárias", que chegam a atingir os 40 metros de altura.

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB