Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Cinco médicos trabalham em nova Unidade de Saúde Familiar para 10.400 utentes em Abrantes

28/05/2016 às 00:00

A primeira Unidade de Saúde Familiar (USF) de Abrantes vai iniciar funções na segunda-feira, com cinco médicos a prestar serviço a cerca de 10.400 utentes, dos quais 4.500 utentes sem médico de família.

"As inscrições dos utentes para as listas dos médicos de família que vão integrar esta unidade já estão a decorrer e irão continuar, a partir de agora, em Abrantes", referiu à Lusa a diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, Sofia Theriaga.

A responsável acrescentou que os 4.500 utentes sem médico de família pertencem à União de Freguesias de S. João, S. Vicente e Alferrarede.

Nos 11 municípios da área de influência do ACES Médio Tejo trabalham atualmente 112 médicos de Medicina Geral e Familiar, mas, segundo Sofia Theriaga, "serão necessários mais 17 para ter cobertura total" e dar resposta aos 32.466 utentes do Médio Tejo que não têm médico de família.

A diretora do agrupamento disse ainda que o concelho onde faltam mais médicos é Abrantes.

Neste município, a partir de segunda-feira, continuarão por preencher seis vagas dos quadros para dar resposta a mais de 11 mil utentes sem cobertura ao nível de cuidados médicos de proximidade (32% do total).

"A abertura desta USF vai ser muito importante para uma resposta mais cabal em termos quantitativos e qualitativos à população e significa o arranque da implementação em Abrantes do novo modelo organizacional no âmbito da reforma dos cuidados primários", destacou Theriaga.

A USF de Abrantes, que irá funcionar no novo edifício da Rua de Nossa Senhora da Conceição, em frente ao Mercado Municipal, vai contar com cinco médicos, cinco enfermeiros e quatro administrativos, na sua fase inicial.

Numa fase posterior, a USF de Abrantes irá contar com um total de seis médicos, seis enfermeiros e cinco administrativos e poderá vir a abranger mais utentes que entretanto fiquem desprovidos de médico de família tendo em conta a eventual situação de reforma de alguns profissionais de saúde que exercem funções nesta área geográfica.

No âmbito da criação da unidade, o município decidiu atribuir um incentivo financeiro aos médicos que ali vão prestar serviço, num total de nove mil euros anuais, suportados pelo orçamento camarário.

Este apoio durará dois anos, com a possibilidade de ser prorrogado por mais um.

O edifício da USF de Abrantes, onde a autarquia pretende também instalar uma Loja do Cidadão, no 1.º piso, representou um investimento camarário de um milhão e cinquenta mil euros, que contou com fundos comunitários no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

O Centro de Saúde de Abrantes, a funcionar atualmente nas instalações do Hospital de Abrantes, passará a funcionar no novo edifício da USF D. Francisco de Almeida, na rua Nossa Senhora da Conceição, no centro de Abrantes.

 AGÊNCIA LUSA

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB