Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Constância: Ano Camões reforçou a presença do poeta no concelho

19/10/2017 às 00:00
Rota de Camões

O Ano Camões, vivido em Constância desde outubro do ano passado para assinalar os 40 anos da Associação Casa-Memória de Camões e os 25 da Escola Luís de Camões, culminou na terça-feira, dia 17 de outubro, com um conjunto de atividades.

Numa cerimónia, que teve lugar na Casa Memória de Camões, o programa contou com uma apresentação musical pelos alunos da Escola Luís de Camões de Constância e com a apresentação da Rota de Camões, da arquiteta Dália Lacerda-Machado, na parede exterior da Casa-Memória.

Dália Lacerda-Machado e António Matias Coelho, presidente da Casa Memória de Camões

Presente na cerimónia, Júlia Amorim, presidente da Câmara Municipal, fez um balanço positivo das atividades, dando conta que com o Ano Camões “internamente o concelho e Constância saíram mais ricos, em termos do reforço da nossa própria identidade”.

“É um balanço francamente positivo. Desenvolveram-se um conjunto de atividades muito enriquecedoras. Falo essencialmente para com os que conceberam essas atividades - os alunos - que foram os primeiros a ter esse enriquecimento e, depois, para toda a comunidade em geral que tiveram oportunidade de assistir e participar em muitos eventos culturais que foram promovidos pelo Agrupamento de Escolas. Este balanço é também muito positivo porque houve um grande empenhamento da Casa Memória de Camões (…) Todos em conjunto dignificámos aquilo que foram as atividades que decorreram durante um ano de trabalho”, referiu a autarca.

“Esta projeção de Camões em Constância dá mais força à Associação Casa Memória para reivindicar ou pedir que hajam mais apoios e vontade para que a Casa Memória seja efetivamente a Casa de Camões em Portugal”, acrescentou a presidente.

Olga Antunes, diretora do Agrupamento de Escolas de Constância, fez referência à forte envolvência da comunidade escolar no conjunto de ações que aconteceram durante o último ano e em concreto falou da cerimónia de encerramento: “A participação dos nossos alunos acaba por ser o natural (...) O trabalho dos alunos foi fruto do trabalho de uma comunidade educativa (…) para que isto depois desse frutos. Foram ensaios constantes e a disponibilidade dos pais e professores foi muito importante".

“Quando fazemos uma atividade ou quando os nossos alunos representam Camões ou poesias de Camões, estamos a dar de alguma forma um reforço aos nossos alunos para quando cresçam ou quando forem jovens sejam uns jovens ativos e empenhar-se nesta memória de Camões em Constância”, vincou a responsável.

Por último, António Matias Coelho, presidente da direção da Associação Casa Memória de Camões, lembrou que “nunca se tinham feito tantas atividades durante um período tão curto de tempo e foram atividades articuladas entre os três parceiros (…) atividades que permitiram que este ano fosse um ano diferente dos outros. Diferente para melhor”.

“Tivemos umas Pomonas como nunca tivemos, tivemos animação na Casa Memória que estava praticamente sem atividade e tudo isto representa uma renovação e de olharmos para o futuro com mais ânimo e otimismo”, afirmou o presidente.

António Matias Coelho avançou à Antena Livre que alguns passos já foram dados no que diz respeito à dinamização da Casa Memória de Camões: “Temos o compromisso do Ministério da Cultura que no prazo de algumas semanas vai apresentar um plano de intervenção com vista à abertura da Casa Memória com o apoio formal do ministério”.

"Dentro das próximas semanas teremos o documento formal que está a ser elaborado (…) Esse documento prevê a museologia, os custos [inerentes à casa] É um passo essencial para que a casa abra”, finalizou António Matias Coelho.

Notícia relacionada:

http://www.antenalivre.pt/noticias/constancia-a-casa-memoria-de-camoes-merece-um-apoio-nacional-deputado

 

 

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB