Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Deputados do PSD: "Arranque do ano lectivo com novos problemas"

21/09/2016 às 00:00

Os deputados do PSD eleitos por Santarém, Nuno Serra e Duarte Marques, iniciaram na terça-feira um conjunto de visitas aos agrupamentos escolares do distrito com objectivo de assinalar o início do ano lectivo e conhecer no terreno as condições em que se desenvolve. O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, em Tomar, e a Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, receberam a visita dos deputados e os respectivos responsáveis locais do PSD e JSD.

 

Em Abrantes, Duarte Marques referiu-se ao “início tranquilo do ano escolar”. No entanto, o deputado explicou que “há problemas que sempre existem, há a pressão muito grande do início do arranque do ano, e quer o diretor desta escola, quer o diretor do Agrupamento de Escolas em Tomar manifestaram a sua dificuldade porque este ano começou uma semana mais cedo. (...) Foi muito complicado arrancar e isso prejudica o planeamento do resto do ano”.

“Ao contrário do que tem sido anunciado pelo governo e em particular pelo Ministério da Educação, o arranque do ano lectivo não está isento de problemas e dificuldades originadas por decisões do actual governo, designadamente a escassez de "assistentes operacionais" e "assistentes técnicos" que foi muito agravada pela reposição das 35 horas de trabalho na função pública.

O deputado social-democrata reconheceu que “há uma dificuldade que é comum às escolas todas do país que é o impacto das 35 horas. Se já havia um problema de falta de assistentes operacionais e técnicos, com a questão das 35 horas isso agravou-se ainda mais. Ou seja, não foi reposto esse potencial. Obviamente que isso tem custos, obviamente que não há recursos humanos e, no fundo, revela-se uma medida populista do Governo mas que vem prejudicar o ambiente nas escolas”, disse Duarte Marques.

Nuno Serra e Duarte Marques, estiveram acompanhados em Abrantes por Rui Santos, presidente da Comissão Política Concelhia do PSD e deixaram ainda outras preocupações. Afirmaram que “ao contrário do anunciado pelos partidos da coligação de governo, o número de alunos por turma não só não diminuiu, ao contrário do prometido ao longo dos últimos quatros anos, mas ainda aumentou no 1º ciclo do ensino básico. Há, genericamente, menos turmas para o mesmo número de alunos obrigando à existência de turmas com 30 alunos”.

Outra preocupação de Duarte Marques prende-se com facto de, durante as visitas, ter percebido que “há um atraso lamentável (o último pagamento data de Setembro de 2015) no pagamento aos agrupamentos das verbas do programa POCH. Por este motivo existem neste momento dívidas de montantes bastante elevados a estudantes, professores e prestadores de serviços destas escolas, o que é um embaraço para a escola pública”. Segundo o deputado, o valor em causa na escola de Abrantes é já de cerca de 30 mil euros.

Os Deputados do PSD consideram que “o início do ano lectivo não está isento de problemas, ao contrário do que a máquina de propaganda do governo tenta fazer crer, situações que resultam das alterações implementadas muito em cima da hora pelo Ministério da Educação”.

Os deputados do PSD vão agora colocar questões ao Ministro da Educação “no sentido de resolver estes e outros problemas revelados pelos diversos directores dos agrupamentos escolares do distrito de Santarém”.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X