Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Feira Mostra de Mação: Para “mostrar tudo aquilo que o concelho tem de bom aos mais variados níveis”

15/06/2016 às 00:00

António Louro, vereador, e Vasco Estrela, presidente da CM de Mação

 

Mação vai estar em festa com a 23ª edição da Feira Mostra do concelho, onde a música, as atividades económicas, desportivas, culturais e gastronómicas assumem especial relevo.

A grande novidade deste ano é a realização da Feira Mostra durante cinco dias, que vai decorrer de 29 de junho a 3 de julho, no centro da vila.

“ Tendo em conta o investimento feito e o trabalho que dá montar o certame, entendemos que o investimento justificaria mais dois dias de Feira. É um risco calculado (…) mas penso que temos condições para que tudo corra bem”, referiu hoje Vasco Estrela, presidente da Câmara, numa conferência de imprensa sobre aquele que é o principal evento da vila.

“Mostrar tudo aquilo que o concelho tem de bom aos mais variados níveis”, é o objetivo da autarquia, que este ano destaca as “inúmeras atividades” para 5 dias de Feira, onde várias associações do concelho “vão desenvolver um conjunto de iniciativas desportivas, recreativas e lúdicas, em que todos poderão participar”, salientou o autarca.

Vasco Estrela explicou que é intuito da Câmara que todos os agentes económicos e de outros âmbitos se possam apropriar do evento: “deixámos de falar da Feira da Câmara, estamos sim a falar da Feira do concelho de Mação, feita pelas pessoas, onde a autarquia é mais um parceiro. Todos os stands da Feira são empresas do concelho, são agentes económicos, entidades, associações, do concelho ou pelo menos com ligação”, reforçou ainda o presidente.

Número de stands aumenta na edição 2016

Com cerca de 82 stands, 7 de restauração, 6 bares, um stand representativo da Câmara Municipal e um outro da Associação Amar Mação, a Feira Mostra deste ano conta com uma disposição diferente, devido ao número crescente de expositores. Os stands vão prolongar-se para lá do palco.

 No stand da Câmara Municipal o destaque vai para os projetos empresariais que a autarquia tem em mãos:“ o Centro de Negócios e Empresas é um tema que vai merecer destaque (…) o projeto está concluído e iremos apresentá-lo publicamente nos dias da feira e também o projeto final da reabilitação da entrada sul da vila. São projetos que irão para concurso durante o próximo mês de julho, e que durante o próximo ano, se tudo correr bem, estarão concluídos. Também vamos dar um enfoco à parte florestal”, explicou.

 Já o espaço dedicado à Associação Amar Mação, vai ter os habituais produtos endógenos do concelho: “todos os produtos vão estar em destaque, pois é desta riqueza que se constrói o nosso património, divulgando e promovendo”, disse António Louro, vereador na Câmara Municipal.

“A Amar Mação tem estado a desenvolver as suas atividades (…) iremos fazer muito em breve um lançamento da Central de Embalamento de Azeite, que está concluída (…) porque consideramos que pode ser uma ferramenta interessante para enfrentar alguns constrangimentos do setor, que como todos sabem não enfrenta um período fácil”, adiantou o vereador.  

Música para todos os gostos

 No panorama musical subirão a palco: Jade Shepherd (29 de junho), David Antunes & The Midnight Band com Simone de Oliveira (30 de junho), Diogo Piçarra (1 de julho), David Fonseca (2 de julho) e Dora Maria que convida Rão Kyao e Jorge Benvinda (3 de julho). Para além de um conjunto de dj`s, naturais do concelho, que irão animar as noites de quarta-feira e de sábado.

Este ano, será novidade a realização do 1º FICA – Festival Internacional de Cinema Arte – Mação 2016, que irá decorrer entre os dias 30 de junho a 2 de julho no auditório do centro cultural Elvino Pereira e no cine teatro da vila. Já estão confirmadas um conjunto de sessões e uma exposição de serigrafias e gravuras de arte contemporânea de artistas nacionais e internacionais de renome.

De entre as várias iniciativas, destaque para a Feira do Livro, um Torneio de Sueca, no dia 29 de junho, um Encontro de Cães de Parar, a 1ª Corrida de Rolamentos, o Jogo da Malha, um passeio BTT Guiado, tudo no dia 2 de julho e o VI passeio cicloturismo, no dia 3 de julho, entre muitas outras iniciativas culturais, desportivas e recreativas.

No dia 1 de julho, vai ter lugar a cerimónia de Distinção dos Empresários do concelho com estatuto PME excelência 2015 atribuído pelo IAPMEI. Um momento que irá contar com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.

Por sua vez e para os mais novos a autarquia vai disponibilizar animações programadas, e estará presente um parque infantil de insufláveis. Já o Museu de Arte Pré Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo vai estar aberto durante todos os dias e durante o horário do certame.

A 23ª edição reúne um conjunto diversificado de atividades e representa um investimento autárquico de cerca de 120 mil euros.

“São 5 dias em que Mação estará em festa, vai estar de braços abertos para receber os seus visitantes, tentado mostrar as suas potencialidades culturais, sociais e económicas e onde esperamos que corra tudo bem”, finalizou António Louro.

 

JMC

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB