Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mação: Órgãos Autárquicos tomam posse com olhos postos no futuro

19/10/2017 às 00:00
Executivo Municipal

Os órgãos Autárquicos do Concelho de Mação foram instalados esta terça-feira, 17 de outubro, numa cerimónia que teve lugar no Centro Cultural Elvino Pereira e que se iniciou cumprindo-se um minuto de silêncio em memória das vítimas dos incêndios.

No seu discurso, o presidente reeleito da Câmara Municipal, Vasco Estrela, falou dos incêndios e afirmou que o Executivo não vai desistir nem do Concelho nem das pessoas. O autarca lembrou que “os tempos que se avizinham não serão fáceis. Todos sabemos que temos um Concelho devastado pelos incêndios que nos atingiram. Temos gente desmotivada, triste, gente que quer desistir. Não podemos, não devemos baixar os braços. Estes incêndios provaram a valentia das Pessoas deste Concelho, a sua solidariedade, a sua generosidade, a sua determinação. Sem aqueles atributos provavelmente a tragédia que vivemos seria bem pior. Todos viram, todos viveram, aquilo que nos aconteceu, aquilo que nos fizeram, nomeadamente no incêndio de julho”.

Vasco Estrela adiantou ainda que “a este propósito, dizer que o primeiro ato que terei após esta instalação será a assinatura, para posterior envio, da participação a Inspeção Geral da Administração Interna com os factos que, no nosso entender, devem ser esclarecidos relativamente àquele incêndio. Não desistiremos do apuramento da verdade em relação a este assunto. Foi esse o nosso compromisso desde a primeira hora e não descansaremos até que as responsabilidades, inclusive desta Autarquia, sejam apuradas”.

Linhas de ação

Vasco Estrela deixou também algumas linhas de ação que pretende concretizar neste mandato “sem pôr em causa o equilíbrio financeiro da Autarquia”. Na área Inovação e Ação social: concretização do Projeto do CAO (centro atividades Ocupacionais); Alargamento da comparticipação no preço da água às famílias com 1 e 2 filhos e Apoio à comparticipação de medicamentos a idosos, comprovadamente, carenciados.

Na Educação e Cultura: Instalação dos Núcleos Museológicos em Ortiga e Envendos; Reabilitação do cine teatro municipal e Comparticipação das refeições escolares do 5.º ao 12.º ano.

No que diz respeito ao Empreendedorismo: Dinamização do centro de negócios/ninho de empresas; Reforço do trabalho de proximidade do GEMA e Criação do cartão “ComMação”, destinado a promover o comércio local.

Já no âmbito da Floresta / Sistema agro-florestal: Aposta na efetivação das Zonas de Intervenção Florestal/sociedades de Aldeia; Disponibilização e incentivo à diversificação agrícola e floresta e Disponibilização de aconselhamento técnico a produtores e agricultores.

Na valorização dos recursos: Reabilitação das margens do rio Tejo; Construção de uma rede de pequenas infra estruturas turísticas, incluindo miradouros, rotas, espaços de memória e Reforço, incentivo e apoio à dinamização das associações.

Na área de Reabilitação e manutenção de infraestruturas e património, pretende o Município: Reabilitação de arruamentos e rede viária e Reabilitação de edifício em Cardigos para conversão em Espaço do Cidadão.

Cada presidente de Junta é responsável pelo cumprimento do programa que apresentou

Os presidentes das Juntas de Freguesia não foram esquecidos no discurso do presidente da Câmara que deixou um compromisso de colaboração, mas lembrou que cada presidente de Junta é responsável pelo cumprimento do programa que apresentou.

“Com total clareza, quero também referir que cada um dos Senhores Presidentes de Junta é responsável pelo programa que apresenta e pelo cumprimento do mesmo. O que se exige em democracia é isso mesmo. Independentemente dos apoios que possamos conceder, não será correto, política e institucionalmente, que sejam assacadas responsabilidades à Câmara pelo cumprimento, ou não cumprimento dos compromissos assumidos. Tenho por isso a certeza que, com diálogo e transparência, será possível, todos, atingirmos os nossos objetivos e fazermos um bom trabalho em prol das nossas populações”, afirmou o autarca.

O presidente assumiu a “colaboração e tratamento equitativo, independentemente de cores partidárias. Uma vez mais, foi assim no passado, será assim no futuro. Sei bem que, apesar do empate em número de eleitos - vinte e dois -, o PS tem quatro presidências e o PSD duas. Esta realidade não me fará desviar um milímetro daquilo que entendo dever ser a relação com as Juntas de Freguesia, relação essa de cumplicidade efetiva na resolução dos problemas dos cidadãos, de acordo com as respetivas competências. Estaremos, como estivemos no passado, disponíveis para apoiar obras ou iniciativas das juntas de Freguesia”.

“Todos sabem bem o quanto apoiamos as juntas de Freguesia no mandato passado, sem olhar ao partido que governava a respetiva junta. Este é um facto indesmentível”, lembrou Vasco Estrela.

Vasco Estrela relembrou que não fez promessas mas, no final, deixou uma: “De forma recorrente, no passado, solicitei a colaboração, apoio, iniciativa a todos os munícipes deste Concelho. Irei continuar a fazê-lo, na certeza que a soma do contributo de todos e de cada um dará, seguramente, um melhor resultado. Por isso iremos manter a «Volta ao Concelho». Iremos ter com as Pessoas, dar a cara, ouvir, propor, explicar, receber contributos, receber críticas e reparos. Estarei, estaremos, sempre presentes. Nos bons e nos maus momentos. E esta é a única promessa que faço”.

Depois da Instalação da Câmara Municipal, foi a vez da Instalação dos eleitos para a Assembleia Municipal de Mação.

Assembleia Municipal “deu empate”

O PSD conseguiu nas últimas eleições, uma maioria confortável na Assembleia Municipal, com 9 eleitos. O PS elegeu 6 membros. No entanto, os presidentes de Junta são membros inerentes na Assembleia Municipal e o PS conquistou 4, enquanto o PSD venceu em duas.

Na votação das duas listas apresentadas, uma do PSD liderada por José Saldanha Rocha e a do PS, encabeçada por João de Matos Filipe (PS), a votação deu empate, devido à ausência de Pedro Jana (PSD), por motivos profissionais. Passou-se então à votação uninominal, ou seja, os eleitos teriam que votar apenas num nome.

Antes de se proceder à votação da Mesa, o PS pede um interregno de cinco minutos, que foi concedido. Inicia-se então a votação para presidente da Mesa da Assembleia e o resultado foi de 10 votos em José Saldanha Rocha e 10 votos em branco. Resultado igual para a eleição do 1º e 2º Secretários. Percebeu-se depois que os eleitos do Partido Socialista não contavam com o empate e que apresentaram uma lista própria “apenas para marcar uma posição”. A Mesa foi então eleita com os nomes que constavam inicialmente na lista apresentada pelo PSD com José Saldanha Rocha na presidência, Vítor Gonçalves como 1º Secretário e Manual Vacas como 2º Secretário.

No final, José Saldanha Rocha, reeleito presidente da Assembleia Municipal de Mação, falou de um mandato que vai ser muito árduo.

O presidente da Assembleia Municipal ressalvou que “ao sermos todos nós, sem exceção, escolhidos para assumirmos as funções a que nos propomos na Assembleia Municipal, nas Juntas de Freguesia ou na Câmara Municipal, propomo-nos todos, mas todos, que a gestão autárquica se exerça sempre em prol do sucesso, com reflexos na vida de todos nós. Este Órgão, que os nossos concidadãos desejam atento, fiscalizador, onde a discussão e a partilha de ideias se pretende séria e de verdade, é um Órgão importantíssimo para o bem-estar de todos nós, com as decisões que aqui vierem a ser aprovadas”.

José Saldanha Rocha lembrou ainda que “este é o lugar certo para legitimarmos o trabalho que nos próximos tempos se afigurará muito árduo para o qualquer elenco da Câmara Municipal que seja eleito”. Falou de “um compromisso com o futuro (…) com a tranquilidade e a paz que o território e as nossas gentes merecem”.

“A tarefa de todos nós é árdua e morosa”, afirmou. E terminou citando Dalai Lama: “Só existem dois dias no ano em qua nada podemos fazer. O dia de ontem e o dia de manhã”.

 

EXECUTIVO MUNICIPAL:

Vasco Estrela (PSD)

António Louro (PSD)

Nuno Barreta (PS)

Vasco Marques (PSD)

Margarida Lopes (PSD)

 

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

José Saldanha Rocha (PSD)

João de Matos Filipe (PS)

Duarte Marques (PSD)

José António Almeida (PSD)

Carla Loureiro (PS)

Vítor Gonçalves (PSD)

António Cardoso Lopes (PS)

José Serra Ferreira (PSD)

António Alves Reis (PS)

Vítor Agostinho (PSD)

Daniel Jana (PS)

Francisco Correia (PSD)

Manuel Vacas (PSD)

Célia Rodrigues (PS)

Pedro Jana (PSD)

 

JUNTAS DE FREGUESIA

Luís Lopes (PS) – Junta de Freguesia de Amêndoa

Carlos Leitão (PSD) – Junta de Freguesia de Cardigos

Nuno Bragança (PSD) – Junta de Freguesia de Carvoeiro

João Luís Pereira (PS) – Junta de Freguesia de Envendos

Rui Dias (PS) – Junta de Freguesia de Ortiga

José Fernando Martins (PS) – União de Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira

 

Notícia relacionada: http://www.antenalivre.pt/noticias/incendios-macao-apresenta-queixa-na-igai-e-quer-apurar-responsabilidades/

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB