Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mau tempo causa inundações

3/12/2016 às 00:00

Dificuldades de escoamento da chuva estão a causar centenas de ocorrências. Segundo a Proteção Civil, 672 operacionais estão envolvidos na resolução de 202 ocorrências a nível nacional.

Na cidade de Abrantes, as situações mais críticas dizem respeito a Alferrarede, nomeadamente na zona de Olho de Boi.

António Manuel Jesus, comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, já disse à Antena Livre que os bombeiros estão a sinalizar as zonas mais críticas e que a “estrada de Olho de Boi é onde se verifica mais zonas inundadas e tampas de esgoto levantadas”.

Relativamente a situações mais gravosas, provocadas pelo mau tempo, o comandante adiantou que de momento “não há ainda nada a registar”.

Recorde-se que a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou ontem para a possibilidade de inundações, formação de lençóis de água e queda de ramos ou árvores devido à previsão de chuva e vento.

No domingo, os períodos de chuva vão ser, por vezes, forte e acompanhados de trovoada, nas regiões do sul e do centro, em especial no Algarve onde se prevê mais intensa e se prolonga até ao início da manhã de segunda-feira.

Face a estas condições meteorológicas, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, cheias rápidas em meio urbano e inundações nas zonas historicamente mais vulneráveis, além da possível queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte.

A ANPC indica também que podem ocorrer possíveis acidentes na orla costeira.

Nesse sentido, a ANPC apela à população para adotar comportamentos adequados, principalmente nas zonas historicamente mais vulneráveis.

Entre as medidas, a ANPC recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, adoção de uma condução defensiva e redução da velocidade.

Não atravessar zonas inundadas, garantir uma adequada fixação de estruturas soltas e ter especial cuidado na circulação junto a áreas com árvores e na orla costeira e zonas ribeirinhas são outros medidas preventivas sugeridas pela Proteção Civil.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB