Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mouriscas: Festival Mourisco exalta história e cultura dos séculos X e XI

25/05/2017 às 00:00

A freguesia das Mouriscas, Abrantes, recebe este fim-de-semana, o Festival Mourisco.

O Festival Mourisco é uma recriação histórico-cultural alusiva aos séculos X e XI e que proporciona uma viagem ao mundo medieval de um imaginário mourisco em tempo de reconquista Cristã, em que a verdade histórica e a harmonia entre povos são o mote principal. O evento conta com três momentos de recriação histórica: a chegada da caravana moura; o ataque às mouras e um momento de junção das duas culturas, segundo informação disponível no site do Município de Abrantes.

No centro da freguesia será criada a “Aldeia Mourisca”, com três espaços centrais: a zona de espetáculos de contextualização, incluindo a liça (treino de cavalos), uma área de jogos e brincadeiras, áreas de restauração, de mercadores (barraquinhas e artesãos) e os dois acampamentos, o cristão e o mouro.

O evento conta ainda com um mercado, demostração de esgrima medieval, música, dança, animação de rua, dromedários, jogos medievais, entre outros.

No primeiro dia do evento, às 21h30 é esperada a “Chegada da Caravana Moura”. Apesar dos mouros já estarem no território desde os primeiros anos do século VIII, nem todas as aldeias tinham contactado este povo, que atravessara o Estreito de Gibraltar, trazendo novos costumes, culturas e principalmente uma nova religião. É neste contexto que ocorrerá o encontro, nem sempre amistoso, entre mouros e cristãos, lê-se na informação.

No sábado, dia 27, destaque, às 21h30, para o “Ataque Cristãos às Mouras”, partindo de uma lenda que diz que Mouriscas foi o “sítio onde dois soldados cristãos abusaram da fraqueza de duas donzelas mouras”. Pretende-se recriar o momento e mostrar a relação homem/mulher, na visão muçulmana e cristã no século X.

Para terminar, no domingo, dia 28, às 21h30, decorre o momento “Duas Culturas em Harmonia”. Após superar o choque inicial e discussões sobre as regras e leis de cada cultura, de forma muito amistosa, mouros e cristãos reúnem-se para confraternizar e partilhar um pouco das suas culturas, através da música e da dança, apresentando os seus costumes e festejando o bom convívio entre todos.

O Festival Mourisco resulta de uma proposta apresentada pelo cidadão Amadeu Bento Lopes, no âmbito do Orçamento Participativo, realizado em 2016 pela primeira vez.

Com o orçamento de 60 mil euros, o evento foi a segunda proposta mais votada entre as quatro vencedoras da 1ª edição do Orçamento Participativo de Abrantes.

Crédito:CMA

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB