Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Pego e Tramagal vão ter relvados sintéticos (ATUALIZADA)

29/11/2016 às 00:00
Foto de Arquivo: Tramagal Sport União vs Casa do Povo do Pego (época 2015/2016)

Era um anseio de décadas que os clubes do Concelho de Abrantes tinham: ver os seus complexos desportivos melhorados. Há cerca de um ano, no dia 1 de dezembro de 2015, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) abriu o processo de candidatura ao programa de apoio ao desenvolvimento de infraestruturas desportivas e equipamentos dos escalões de formação.

Soube-se na noite desta sexta-feira, 25 de novembro, que Casa do Povo do Pego e Tramagal Sport União foram as duas equipas do concelho de Abrantes a serem contempladas no programa de apoio a projetos na área do desenvolvimento do futebol. No concelho de Abrantes foram apresentadas três candidaturas, tendo ficado de fora deste programa os Dragões de Alferrarede.

O programa da FPF visa apoiar "projetos de relevante interesse para o desenvolvimento do futebol que se insiram nos objetivos estratégicos da Federação".

Luís Filipe Dias, vereador de desporto da Câmara Municipal de Abrantes congratulou-se com a notícia pois “a Câmara tem sido um dos principais impulsionadores desta candidatura dos nossos clubes a este programa da Federação para a melhoria das condições infraestruturais”.

“É sempre motivo de regozijo quando vemos uma candidatura bem-sucedida”, avançou o vereador. No entanto, a alegria não é completa pois “não é o cenário ideal”, referindo-se à não inclusão do projeto de Alferrarede. “Mas, neste universo de tantas centenas, ter duas candidaturas aprovadas no Concelho, e ver o reconhecimento dos projetos desportivos, é para nós muito importante”, disse o autarca.

E agora é hora de fazer contas. É que a verba disponibilizada pela FPF não cobre o total do investimento apresentado. “Estamos a falar de 60 mil euros, quando em sede de candidatura se falava de um investimento total global de até 160 mil euros. Compete-nos agora arranjar uma justa proporcionalidade, associada aos investimentos que estão descritos”, avançou Luís Filipe Dias.

E têm os clubes capacidade financeira para repor o montante em falta? “Não creio”, confessa o vereador. “O que agora vai acontecer é sentarmo-nos todos à volta da mesa, com os clubes, com as Juntas de Freguesia, com o tecido empresarial… para perceber até onde é que cada um consegue ir”.

Apesar do programa da FPF apenas ter contemplado dois dos clubes do Concelho, a situação dos Dragões de Alferrarede também está a ser acautelada pela Autarquia. Luís Filipe Dias referiu que “nós vamos continuar a tratar os três clubes como o temos feito desde o início e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que se congreguem os tais esforços de modo a que tenhamos os três campos devidamente apetrechados”.

“Este projeto tem um prazo de execução de 18 meses mas, fruto das debilidades que levaram os clubes a fazerem esta candidatura (…) o cenário ideal era que nos próximos seis meses conseguíssemos concretizar e que a próxima época desportiva, ou ainda, porque não, esta, já tivéssemos este reflexo pelo menos nos dois clubes que foram bafejados por esta candidatura”, disse, esperançado, o autarca.

A FPF vai investir em 2016 perto de 4,2 milhões de euros (ME), sendo que 3,2 são destinados a clubes e sociedades desportivas e um milhão aos sócios ordinários da FPF e são provenientes da venda do edifício localizado na Praça da Alegria, em Lisboa, que serviu de sede do organismo federativo durante 36 anos, entre 1968 e 2004.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB