Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Populações de Ulme (Chamusca) e Barquinha exigem cuidados de saúde

26/08/2016 às 00:00

Movimentos de utentes de Santarém e do Médio Tejo têm a correr abaixo-assinados a exigir o reforço dos cuidados médicos na freguesia de Ulme, no concelho da Chamusca, e em todas as unidades de saúde de Vila Nova da Barquinha.

 

O abaixo-assinado lançado em Vila Nova da Barquinha reclama “o funcionamento permanente e em boas condições de todas as unidades de saúde do concelho (centro de saúde na sede e extensões da Atalaia, Praia do Ribatejo e Limeiras), sendo para tal necessário o reforço do número de trabalhadores, nomeadamente médicos e enfermeiros”.

Face a este problema, Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha informou que “na próxima semana já se vai apresentar um novo médico na Unidade de Saúde Familiar (USF)”.

Apesar de esta ser uma questão da Administração Central, “a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, através do Transporte a Pedido, e as Juntas de Freguesia em sintonia com a USF”, estão a trabalhar “no sentido de tentar atenuar as assistências, nomeadamente no lugar de Limeiras e Praia do Ribatejo, que são as que estão mais afastadas”, esclareceu o autarca.

Fernando Freire disse ainda que “o Transporte a pedido serve precisamente para este tipo de situação, ou seja, das pessoas das áreas periféricas virem ao Centro de Saúde de Vila Nova da Barquinha, que está a funcionar das 8 às 20 horas, sendo garantidas as consultas a todos os utentes”. O presidente da autarquia acrescentou “que a utilização do Transporte a Pedido aumentou 10 vezes mais do que no mês de julho”.

Os abaixo-assinados recolhidos são dirigidos ao Ministério da Saúde e à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, manifestando, no caso de Ulme, a insatisfação dos residentes “pela ausência de serviços médicos e de enfermagem nas extensões de saúde da freguesia, em Ulme e no Semideiro”, e exigindo “a resolução urgente desta necessidade básica para uma população envelhecida e carente de cuidados de saúde”.

C/Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB