Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Praias e espaços de lazer a descobrir… hoje – Vila de Rei!

26/08/2016 às 00:00
Penedo Furado

As praias e os espaços de lazer da região do Médio Tejo são pratos fortes de um festim para o qual estamos todos convidados.

Há poucos anos, o interior era sobretudo um território à espera de ser trabalhado e “mobilado” para poder ser descoberto. Hoje, muito foi feito. Temos, por isso, um imenso território de riquezas a explorar, interpretar e viver. Não apenas as praias, mas o muito que à volta delas existe. Assim, o mais importante não está no mundo, mas no modo como vemos e interpretamos o mundo. Aproveite e desfrute!

 

Vila de Rei

 Praia Fluvial do Penedo Furado

É a estância balnear mais procurada no concelho de Vila de Rei, não só pela sua água límpida e cristalina que lentamente vai correndo pelo leito, mas também pelas infraestruturas. O Penedo Furado oferece um conjunto de pequenas quedas de água, visíveis a escassos metros, a partir de um estreito caminho talhado na rocha.

Além das muitas sombras, a Praia Fluvial dispõe de bons acessos, estacionamento, bar, balneários, parque de merendas, parque infantil e cadeira anfíbia. A praia é também bastante procurada por campistas, sendo este o local indicado para programas de família, pois a água tem pouca profundidade.

São quatro os percursos pedestres que atravessam esta praia fluvial, nomeadamente o “Trilho das Bufareiras”, a “Rota das Conheiras”, a “Grande Rota da Prata e do Ouro” e a “Grande Rota do Zêzere”.

Paulo César, vice-presidente da CM de Vila de Rei, afirma que o Penedo Furado é “historicamente uma das praias mais importantes para Vila de Rei, pelos anos que tem e pelo que simboliza. Naquele local temos um conjunto de fatores, como sejam percursos pedestres, artefactos religiosos, arqueológicos, rupestres, o que dota aquela praia com características particulares”.

 

Praia Fluvial do Bostelim

A Praia Fluvial do Bostelim recebeu oficialmente a primeira Bandeira Azul e Bandeira “Praia Acessível”, no dia 15 de julho. Numa cerimónia que juntou os autarcas locais e cerca de 50 crianças integradas nos campos de férias do concelho.

O local conta com parque de campismo, posto de primeiros socorros, cadeira anfíbia, balneários, bar, estacionamento de grandes dimensões, lavadouro público, eletricidade e parque de merendas. Naquela zona é ainda possível realizar o percurso pedestre “Rota do Bostelim”.

Para Paulo Cesar, Bostelim “é a praia mais segura para as crianças, pela baixa profundidade. Foi distinguida com a Bandeira Azul, também pela qualidade que oferece aos banhistas e com a Bandeira de Praia Acessível. O local tem sofrido um conjunto de melhoramentos, com sombreamento e com melhores condições no parque de campismo”.

 

 Praia Fluvial da Zaboeira

Do cimo da montanha onde está localizada avista-se a maior reserva natural de água, que deve a sua existência ao principal afluente do rio Tejo, o rio Zêzere, onde é possível ouvir o chilrear dos pássaros, desfrutar de passeios de barco ou praticar desportos aquáticos, além dos tão procurados banhos estivais na piscina flutuante.

Por este local passa a “Grande Rota do Zêzere”, que conta com uma estação intermodal nesta localidade.

“A zona balnear de Zaboeira é por assim dizer aquela que hoje está mais “virgem” apenas tem uma piscina flutuante, as pessoas que lá vão procuram sobretudo sossego e procuram qualidade de água, sendo a nossa praia com qualidade de ouro, distinguida pela Quercus, por ser 100 % limpa, o que é uma mais-valia para o concelho”, destaca o vice-presidente.

 

Praia Fluvial do Pego das Cancelas

No local onde convergem os concelhos de Vila de Rei, Sertã e Mação, bem próximo da Ponte dos 3 Concelhos e afastada de qualquer povoação, a Praia Fluvial do Pego das Cancelas proporciona o ambiente necessário para o descanso e reflexão.

Dotada de bar, parque de merendas e parque de estacionamento, aqui as águas são limpas e ricas em fauna piscícola. A localização desta estância é ainda favorável a passeios pedestres.

O autarca vilarregense refere que se trata de uma “praia que tem um conjunto de características naturais particulares, com muitas sombras, é de todas a mais sossegada, onde é possível ouvir os passarinhos a cantar e onde é possível fazer um percurso pedestre e estar em contacto direto com a natureza”.

 

 

Praia Fluvial das Fernandaires

Rodeada por altas montanhas, densamente arborizadas com pinheiros bravos e medronheiros, e habitada por uma pequena povoação, a Praia Fluvial de Fernandaires apresenta aos visitantes uma extensa bacia de água, proveniente da Barragem de Castelo de Bode. O local é dotado de piscina flutuante, cadeira anfíbia, assim como bar, balneários e zona de estacionamento.

O percurso pedestre da “Grande Rota do Zêzere” atravessa parte desta estância balnear.

“Fernandaires tem um conjunto de atrativos como sejam as paisagens, um grande espaço balnear, dispõe de um cable park para a prática de wakeboard e estamos a iniciar um projeto de um parque de campismo para dotar o espaço de outra infraestrutura”.

Em jeito de balanço, Paulo Cesar refere que as praias fluviais de Vila de Rei “constituem-se como atrativos para que as pessoas que afluem se sintam bem e possam desfrutar de momentos de lazer”.

Para além da “adesão notória a estes espaços” o vereador afirma que as comunidades vilarregenses têm “um sentimento de pertença muito grande” pelas praias, “consideram-nas suas e um dos elementos mais bonitos das suas terras”.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB