Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Presidente da República homenageia Jornal de Abrantes (COM SOM)

26/04/2017 às 00:00

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prestou na terça-feira uma homenagem à imprensa portuguesa, no Dia da Liberdade. A cerimónia reuniu as 31 publicações centenárias portuguesas, onde esteve presente o Jornal de Abrantes.

Numa cerimónia na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, em que condecorou a Associação Portuguesa de Imprensa com o título de membro honorário da Ordem do Mérito, o chefe de Estado realçou o "peso esmagador da publicidade de grandes empresas multinacionais no que respeita à imprensa eletrónica".

"Estamos a falar de 80% ou mais da publicidade detida por um número muito limitado de empresas multinacionais", referiu, acrescentando que, num prazo muito curto, a situação “constitui um problema”.

“Sei que o Governo está atento a esse problema, que impõe [a necessidade de] medidas que permitam ir ao encontro das vossas aspirações e das vossas necessidades", acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa falou perante os 31 representantes dos jornais centenários, membros da Associação Portuguesa de Imprensa, que também foram homenageados.

Os 31 representantes dos jornais centenários com o Presidente da República 

"Homenageio a vossa coragem, a vossa determinação, a vossa persistência, mas estou seriamente preocupado com o panorama da imprensa em Portugal", declarou. 

O Presidente da República acrescentou que está "preocupado, não por falta de liberdade, não por falta de criatividade, não por falta de determinação, mas porque as condições objetivas, nomeadamente económicas e financeiras, são cada vez mais limitativas".

Referindo que conhece bem o setor, afirmou: "Acompanho as vossas vicissitudes. Sei bem como é difícil a produção, como é muito difícil a distribuição, como é um problema cada vez mais grave a publicidade e, portanto, a sobrevivência económica e financeira da imprensa portuguesa".

Após o momento de condecoração, o Presidente da República reuniu com os 31 representantes dos jornais centenários e da Associação Portuguesa de Imprensa. Marcelo Rebelo de Sousa conversou sobre as diversas regiões representadas, recebeu os jornais pelas mãos dos seus diretores e tirou várias fotografias com os diferentes representantes.

A iniciativa de reconhecimento da imprensa centenária portuguesa como Património Cultural Imaterial partiu da Associação Portuguesa de Imprensa (API), a instituição representativa da Imprensa de Portugal, e de imediato mereceu a adesão e apoio do Presidente da República.

A API referiu aos representantes das 31 publicações que no próximo mês de julho estará patente no Parlamento Europeu uma exposição sobre as 31 publicações periódicas centenárias e onde os representares serão convidados a marcar presença.

No decorrer do ano, outros momentos protocolares irão acontecer de homenagem ao trabalho realizado pela imprensa centenária, na qual o Jornal de Abrantes está integrado.

Na cerimónia, realizada na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, estiveram presentes representantes de Órgãos de Comunicação Social Centenários, membros da Associação Portuguesa de Imprensa, nomeadamente “A Aurora do Lima”, “A Comarca de Arganil”, “A Guarda”, “A Ordem”, “A Voz do Operário”, “Açoriano Oriental”, “Boletim Salesiano”, “Cardeal Saraiva”, “Correio da Feira”, “Correio do Ribatejo”, “Diário de Notícias”, “Diário de Notícias da Madeira”, “Folha de Domingo”, “Folha de Tondela”, “João Semana”, “Jornal de Abrantes”, “Jornal de Estarreja”, “Jornal de Noticias”, “Jornal de Santo Thyrso”, “Maria da Fonte”, “Notícias da Covilhã”, “Notícias de Gouveia”, “O Amigo do Povo”, “O Concelho de Estarreja”, “O Despertar”, “O Penafidelense” e “Soberania do Povo”. 

Joana Margarida Carvalho, Jornal de Abrantes, Maria José Loureiro, Folha de Tondela, Liliana Carona, Noticias de Gouveia e Joana Ribeiro Sousa, Jornal de Estarreja 

 

Relação das publicações periódicas portuguesas centenárias que atualmente se editam, por ordem cronológica, com o local e o ano do início da publicação:

- Açoriano Oriental (Ponta Delgada, 1835)

- A Aurora do Lima (Viana do Castelo, 1855)

- Diário de Notícias (Lisboa, 1864)

- Diário dos Açores (Ponta Delgada, 1870)

- Mensageiro do Coração de Jesus (Braga, 1874)

- Diário de Notícias da Madeira (Funchal, 1876)

- Soberania do Povo (Águeda, 1878)

- O Penafidelense (Penafiel, 1879)

- A Voz do Operário (Lisboa, 1879)

- Jornal de Santo Thyrso (Santo Tirso, 1882)

- O Jornal e Estarreja (Estarreja, 1883)

- Jornal de Abrantes (Abrantes, 1884)

- O Comércio de Guimarães (Guimarães, 1884)

- Maria da Fonte (Póvoa de Lanhoso, 1886)

- Jornal de Notícias (Porto, 1888)

- Correio do Ribatejo (Santarém, 1891)

- Correio da Feira (Vila da Feira, 1897)

- A Comarca de Arganil (Arganil, 1901)

- O Concelho de Estarreja (Estarreja, 1901)

- Boletim Salesiano (Lisboa, 1902)

- A Guarda (Guarda, 1904)

- Folha de Tondela (Tondela, 1906)

- Cardeal Saraiva (Ponte de Lima, 1910)

- Notícias da Covilhã (Covilhã, 1913)

- A Ordem (Porto, 1913)

- Notícias de Gouveia (Gouveia, 1914)

- Folha de Domingo (Faro, 1914)

- João Semana (Ovar, 1914)

- A Crença (Vila Franca do Campo – Açores, 1915)

- O Amigo do Povo (Coimbra, 1916)

- O Despertar (Coimbra, 1917)

 

C/Lusa /Créditos: Presidência da República 

Mais informações e fotografias da cerimónia disponíveis em:

http://www.presidencia.pt/?idc=10&idi=126924

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB