Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Tramagal: Assembleia aprova Moção de desagrado devido à escassez de médicos

28/06/2016 às 00:00

A Assembleia de Freguesia de Tramagal aprovou, por unanimidade, uma Moção de “desagrado e até repúdio pela forma como o processo de atribuição de médicos ao Centro de Saúde local tem sido gerido ao longo dos últimos anos, com particular incidência nos últimos meses, em que foram reduzidas o número de horas atribuídas para a realização de consultas médicas”.

Em comunicado assinado pela Presidente da Assembleia de Freguesia de Tramagal, Sandra Dias, pode ler-se que, “com uma população envelhecida e com poucos recursos, os habitantes da Freguesia de Tramagal são obrigados, fruto da gestão efetuada pelo ACES do Médio Tejo, a recorrer a outros Centros de Saúde a vários quilómetros de distância, ou, mais grave, nos casos em que tal não é possível, a ficar sem o devido acompanhamento médico”.

A Assembleia de Freguesia diz “não compreender a opção tomada pelo ACES de esvaziar o Centro de Saúde de Tramagal de profissionais de saúde, sendo que o mesmo reúne todas as condições físicas para acolher um bom serviço, obrigando os utentes a deslocarem-se para Abrantes, Santa Margarida e Alferrarede, num claro desperdício de investimento público em tempos realizado”.

“Também não se compreendem as justificações de que não há médico porque os médicos atribuídos rescindem os contratos. Durante muito tempo Alferrarede e Santa Margarida não tiveram qualquer problema de recursos humanos”, acrescenta.

“Neste sentido, considera esta Assembleia que o ACES do Médio Tejo não tem desenvolvido todos os procedimentos possíveis e necessários à prestação de um Serviço de Saúde básico à população da Freguesia de Tramagal, sendo notória a degradação acelerada desse mesmo serviço prestado”, finaliza a moção de desagrado.

Este assunto já tinha sido levantado por Vitor Hugo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Tramagal, na última Assembleia Municipal de Abrantes, e mereceu o apoio dos deputados eleitos das diferentes bancadas.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB