Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Vila de Rei, Abrantes, Mação e Sardoal são Autarquias Familiarmente Responsáveis

25/11/2016 às 00:00

Vila de Rei, Abrantes, Sardoal e Mação são Autarquias Familiarmente Responsáveis. A distinção foi hoje conhecida pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

 

Vila de Rei

O Município de Vila de Rei foi distinguido pelo oitavo ano consecutivo. O Presidente da Autarquia vilarregense, Ricardo Aires, refere que “as políticas de apoio à família são, cada vez mais, essenciais para o aumento do bem-estar e da qualidade de vida das populações. O Município de Vila de Rei orgulha-se assim de implementar e desenvolver medidas de proximidade e de apoio aos seus habitantes, algumas delas pioneiras a nível nacional. Esta distinção, que nos chega pelo oitavo ano consecutivo, vem reconhecer este esforço da Autarquia, realçando a nossa capacidade de intervenção e estimulando-nos para continuar a desenvolver estas importantes políticas de apoio à família e incentivando-nos a criar ainda novas medidas adicionais.”

Abrantes

Desde 2012, que o Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis reconhece publicamente o trabalho de proximidade aos cidadãos promovido pela Câmara de Abrantes nas áreas da educação e da ação social.

Em nota de imprensa, o Município afirma que o prémio “é fundamentado num conjunto de programas municipais colocadas ao dispor da comunidade local: Regulamento de Apoio a Estratos Social Desfavorecidos; Serviço de Atendimento à Vítima; Projeto Municipal de Promoção da Cidadania e da Igualdade; Programa Finabrantes MEDIDA 4 – Ação Social; Banco Social; Bolsa de Estudo para Alunos do Ensino Superior; Banco de Recursos de Ajudas Técnicas Sociais; Refeições Sociais; Serviço de transporte a pedido; Programa “+ Vida (idosos); Serviço de teleassistência para idosos; Intervenção Precoce; Projeto de Trabalho Comunitário; Programa de Promoção da Saúde Oral”, entre outras medidas. Foram também consideradas as boas práticas da Autarquia para com os seus colaboradores em matéria de conciliação entre o trabalho e a família.

Mação

A Câmara Municipal de Mação alcança o reconhecimento pelo quarto ano consecutivo. Para Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal, “este prémio é o reconhecimento da nossa política local de apoio às famílias do concelho, que se traduz não só nos projetos e medidas implementadas, mas também, e sobretudo, num trabalho e esforço diários e contínuos para garantir as melhores condições, bem-estar e qualidade de vida dos nossos munícipes. Não o fazemos com o intuito de obter um prémio, não obstante a enorme satisfação por este reconhecimento. Fazemo-lo com a convicção de que estamos a prestar um bom serviço às nossas populações, para que aqui se sintam confortáveis para residir e manter. É assim que iremos continuar a atuar.”

Sardoal

A Autarquia de Sardoal foi distinguida pelo Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis, pelo segundo ano consecutivo. Miguel Borges, presidente da CM de Sardoal, já referiu que “é com enorme emoção” que recebeu a notícia.

 

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, em parceira com Instituto da Segurança Social, tendo como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar. O reconhecimento resulta de um inquérito realizado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis a nível nacional.

A seleção dos Municípios é feita com base em diversos critérios, entre os quais o apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação, relações institucionais e participação social.

Ao todo, em 2016, foram 109 os municípios que participaram voluntariamente no inquérito OAFR, 58 dos quais receberão a Bandeira Verde de Autarquia Familiarmente Responsável. A Bandeira será entregue numa cerimónia a realizar no dia 7 de dezembro, no auditório da sede da Associação Nacional de Municípios, em Coimbra.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB