Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

VN Barquinha: Câmara vai estar representada pelo seu presidente na manifestação contra a poluição no rio Tejo

24/02/2017 às 00:00

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha vai estar representada, através do presidente do executivo, Fernando Freire, na 2.ª manifestação contra a poluição do rio Tejo e seus afluentes, a realizar no dia 4 de março de 2017, em Vila Velha de Rodão, organizada pelo Movimento Pro TEJO.

A decisão foi tomada na reunião do executivo camarário do passado dia 22 de fevereiro, tendo sido deliberado por unanimidade “relevar que a poluição no rio em muito prejudica os investimentos realizados pela autarquia, nos últimos anos”. Deliberação que será dada a conhecer ao Governo.

Relativamente à poluição no Tejo, o Executivo Municipal sustenta que “o que aconteceu no início do mês de fevereiro de 2017 no rio tejo não pode voltar a acontecer. A forte poluição das suas águas quando em confronto com as águas límpidas do rio Zêzere, é uma afronta à saúde pública, à qualidade de vida e ao turismo do nosso concelho.”

Nos últimos dias multiplicaram-se nas redes sociais e órgãos de comunicação social imagens impressionantes da água contaminada e poluída, junto à Foz do Zêzere, que desagua no rio Tejo, junto a Constância.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha “temos de pôr fim ao sentimento de impunidade dos poluidores, aplicando as devidas sanções em tempo útil, sob pena de continuarmos a assistir a este desastre ecológico. Fizemos um enorme esforço na promoção da gastronomia, do turismo, na valorização do Castelo de Almourol e na reabilitação das margens do rio, nos cais, nos parques ribeirinhos e no ambiente com a instalação de sistemas de águas residuais, a última a funcionar na Praia do Ribatejo, desde Dezembro de 2016. Urge salvar o tejo, enquanto é tempo!”

O Governo, entre outras medidas, criou entretanto uma Comissão de Acompanhamento sobre a Poluição no Rio Tejo, apresentou o Plano Nacional de Fiscalização e Inspeção Ambiental, no passado dia 19 de janeiro em Abrantes.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB