Pesquisa Rápida

Recordar Maria Lucília Moita 5 anos depois da sua morte

Podcast - Recordar Maria Lucília Moita 5 anos depois da sua morte

Maria Lucília Moita

 

Nasceu em Alcanena em 1928

Casou em 1954, com Fernando Simão, passando a residir em Abrantes

Morreu em Abrantes, a 22 de Agosto de 2011, aos 82 anos

A pintura foi a sua profissão, e não um passatempo. Começou a aprender cedo, em família, e mais tarde teve lições de pintura em Lisboa, com João Reis. Era apenas o princípio.

Embora longe dos grandes centros artísticos e culturais, construiu uma carreira, tendo obtido um vasto reconhecimento, sobretudo na região, mas também a nível nacional.

Considerada uma das últimas herdeiras dos grandes pintores naturalistas portugueses como Silva Porto e Henrique Pousão, Martia Lucília Moita encontrou uma linguagem pictórica própria.

Além de pintora, Maria Lucília Moita foi uma personagem da vida cultural da nossa região. O seu atelier encontrava-se aberto sobretudo a jovens interessados pela pintura. Foi membro da Comissão de Arte e Arqueologia de Abrantes e diretora do Museu D. Lopo de Almeida, também em Abrantes.

Numa das fases da sua vida, escreveu poesia, de que se encontram publicados vários livros: Tempo circuladoApertado mundo de dentro e A segurar o tempo. Está também publicado um livro de memórias, justamente intitulado Aonde me leva a memória.

Sabe-se que escrevia um diário, que permanece inédito. Nele, certamente se encontra a sua sensibilidade artística e a expressão de uma certa dimensão mística.

Há alguns anos, Maria Lucília Moita cedeu uma parte do seu espólio ao município de Abrantes – um conjunto de quadros e desenhos representativos do seu percurso como pintora e um conjunto de documentação que espelha e ajuda a compreender a sua vida e obra. Essa doação está destinada a integrar o futuro Museu Ibérico de Arqueologia e Arte.

Sobre a sua vida e obra está editada pela Câmara Municipal de Abrantes uma monografia que leva o seu nome, Maria Lucília Moita.

A sua obra encontra-se representada em museus e colecções particulares.

Alves Jana

Terça, dia 23 de Janeiro de 2018
Ver Bild Corp - Web + Vídeo
PUB
Temperatura
16.4 °C
Humidade
69 %
Pluviosidade
0.0 mm
Pôr do Sol
17:42
Vento
1.7 km/h
MeteoAbrantes