Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Sardoal – Projeto Capela: “A maioria participa e fica muito entusiasmada”

7/03/2016 às 00:00

No âmbito da programação complementar da Semana Santa, o Espaço Cá da Terra, em Sardoal, vai acolher a exposição “Projeto Capela 2016”, de 12 de março a 10 de abril.

Sensibilizar os alunos para a criatividade, a originalidade e a importância de manter as tradições são apenas alguns dos objetivos do Projeto Capela, iniciado no Agrupamento de Escolas de Sardoal há cerca de 15 anos.

Carma Maia, professora de Educação Visual na Escola Dr.ª Maria Judite Serrão Andrade, explica que o Projeto “é abordado na planificação anual da disciplina (…) Nós falamos um pouco com os meninos, fazemo-los pensar nos símbolos religiosos que eles já conhecem, o cálice, a luz, a pomba, o crucifixo, a partir de um ou vários símbolos dar resultado a um projeto, que será seleccionado”.

De seguida o passo seguinte é a elaboração do tapete na Capela Nosso Senhor dos Remédios: “pedimos sempre o apoio dos alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação para a elaboração do tapete. É feita uma estrutura em areia, que é bastante regada, depois é desenhado o projeto selecionado do aluno/a. Mais tarde, começamos a dar alturas, saliências na colocação das flores. São dois dias, é um pouco trabalhoso”.

“Há sempre uma exposição dos trabalhos executados. Este momento marca normalmente a abertura da Semana Santa com a entrega dos diplomas aos participantes. Na capela também está exposto uma cópia do projeto inicial”, adiantou a professora.

Sobre a adesão ao Projeto Capela, Carma Maia adianta que, apesar de apenas um aluno vencer e depois ver o seu projeto concretizado num tapete de flores “a maioria participa e fica muito entusiasmada e orgulhosa. O ano passado a vencedora foi uma aluna do 5º ano, a sensibilidade não está ligada à idade, oscila de ano para ano”.

“A escola é um complemento de compreensão a este momento da Semana Santa. Como as capelas das freguesias foram abrangidas e como muitos alunos vêm destes locais sentimos que eles já apoiam lá e aqui vem reproduzido o seu trabalho, em contexto de sala de aula”, finalizou a docente.

Na inauguração da exposição, que acontece dia 12 de março, pelas 16h30 horas, serão entregues os diplomas aos participantes do concurso.

Joana Margarida Carvalho

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB