Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Torres Novas: Autarquia investe 11 000 euros em equipamentos de desfibrilhação

8/03/2016 às 00:00

O município de Torres Novas investiu cerca de 11 000 euros em quatro equipamentos de desfibrilhação automática que vão ser distribuídos pelas infraestruturas desportivas e culturais do concelho, nomeadamente as Piscinas Municipais Fernando Cunha, Palácio dos Desportos, Estádio Municipal Dr. Alves Vieira e Teatro Virgínia.

Segundo a autarquia, estes equipamentos são automáticos mas têm de ser operados por técnicos com formação para o efeito. Nesse sentido, diversos funcionários municipais receberão formação apropriada, tendo de cumprir uma série de requisitos para poderem manusear estes aparelhos.

A autarquia salienta a importância deste investimento porque a paragem cardiorrespiratória de origem cardíaca é a principal causa de mortalidade nos países desenvolvidos, acontecendo quase sempre fora do meio hospitalar. Em Portugal ocorrem cerca de 10 000 casos todos os anos. A experiência internacional demonstra que, em ambiente extra-hospitalar, a utilização de desfibrilhadores automáticos externos por pessoal não médico aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas.

A taxa de sobrevivência de uma vítima de paragem cardiorrespiratória situa-se atualmente em valores inferiores a 5%. Contudo a desfibrilhação precoce e o início de manobras de suporte básico de vida (SBV) podem aumentar significativamente a taxa de sobrevivência para valores superiores a 60%. A sobrevivência de uma vítima de paragem cardiorrespiratória poderá depender exclusivamente da existência de um desfibrilhador automático externo nas imediações e da presença de pessoas com conhecimento de SBV e desfibrilhação, finaliza a informação.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB