Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: Arranca hoje a XXI Feira Nacional de Doçaria Tradicional

20/10/2023 às 15:57

A XXI Feira Nacional de Doçaria Tradicional, arranca hoje no Largo 1.º de Maio e irá estender-se até domingo, dia 22 de outubro. A organização é da Tagus- Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior- e do Município de Abrantes.

A Feira Nacional da Doçaria Tradicional, tem como objetivo principal a promoção dos produtos regionais, nomeadamente, a Palha de Abrantes, a Tigelada, o Folar do Tramagal, as Broas e, este ano, as limas. Também como é habitual, este ano os visitantes podem deliciar-se com mel e licores.

Esta edição contará com mais expositores e participantes que nas edições passadas, sendo só do concelho de Abrantes 11 expositores. A Feira acolherá mais 24 do país, os quais, representarão seis regiões de Portugal: Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Madeira e Açores.

Como novidade e para promover a doçaria tradicional, este ano a Feira apresentará o “Espaço Doce”, onde os visitantes poderão encontrar doces tradicionais, como: ferraduras, passas fritas, coscorões, bolos à porta do forno, entre outros, que serão assegurados por três “coletividades locais”.

Por outro lado, também foi lançado um novo desafio, no âmbito da Feira Nacional de Doçaria Tradicional, aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo das escolas do concelho, as quais, voltarão a ter uma participação na Feira, bem como os utentes das IPSS do concelho, lares e centros de dia, que terão os seus trabalhos expostos nas montras das lojas do Centro Histórico. Nesta iniciativa irão estar envolvidas 13 IPSS do concelho, com 78 trabalhos. Já por parte dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, serão 1650 crianças envolvidas.

De relembrar que na apresentação da Feira, que decorreu no dia 2 de outubro, Conceição Pereira, técnica coordenadora da Tagus, anunciou que existem dois jogos interativos a ser criados em parceria da Tagus e do Município com a ESTA (Escola Superior de Tecnologia de Abrantes), com os que se procurará dar a conhecer a cidade de Abrantes, assim como a sua história e cultura.

Igualmente que nos anos anteriores, a entrada a Feira é gratuita.

Jade Garcia.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
PUB