Antena Livre
Deseja receber notificações?

Constância: Altice Portugal inaugura cabine de leitura e promove leitura como ferramenta de cidadania cultural | COM ÁUDIO

7/12/2018 às 00:00

Num movimento de valorização da leitura como direito humano e condição do livre exercício da cidadania cultural”, a Altice Portugal, através da Fundação PT, inaugurou esta quarta-feira mais uma cabine de leitura nascida a partir de uma antiga cabine telefónica, desta vez na zona histórica de Constância, mais propriamente na Praça Alexandre Herculano.

Na sessão de inauguração, que contou com a associação do Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, do Presidente da Câmara de Constância, Sérgio Oliveira, foi enaltecido o valor do livro “como ferramenta fundamental de apoio à literacia e ao sentido crítico que uma sociedade tecnológica tão rica em informação nos dias de hoje exige”.

Esta é mais uma iniciativa que se insere num vasto programa no âmbito da Responsabilidade Social protagonizado pela Altice Portugal “que se situa em áreas fulcrais como as da cultura, educação, a música, o desporto, a língua portuguesa e a intervenção social”.

A nova cabine telefónica de Constância, à semelhança das várias microbibliotecas já distribuídas um pouco por todo o país, incluindo Açores e Madeira, são dinamizadas pela Fundação PT, que reaproveita cabines telefónicas e, mediante parcerias com entidades autárquicas ou outras, assegura a sua adaptação, colocação e dinamização com o objetivo de estreitar laços comunitários, exercitar a cidadania e fomentar a leitura num espaço totalmente inesperado, com o mote: "Levar, doar, ler, devolver".

Autênticas bibliotecas comunitárias, as antigas cabines telefónicas da Altice Portugal permitem materializar uma iniciativa de promoção da leitura pela integração no seu interior, não de um telefone público, mas de um conjunto de livros, numa consagração do ato de ler.

Para o Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, “por mais gigas que possam ser consumidos na rede da Altice Portugal, não é comparável, nem será mensurável o valor aportado pelo livro e a leitura na formação e na construção do pensamento, desde a raiz, desde as primeiras leituras, desde a escolaridade infantil do cidadão. A reconversão de cabines telefónicas em cabines de leitura, que a Altice Portugal dinamiza através da Fundação PT, ganha hoje particular destaque ao chegar a Constância, a portuguesa vila do distrito de Santarém que alberga um dos locais de residência do incontornável Luís de Camões”.

De acordo com o Presidente da Câmara de Constância, Sérgio Oliveira, “integrar no município onde viveu Luís de Camões e nesta emblemática Praça Alexandre Herculano uma cabine de leitura da Altice Portugal, revalida a vocação de sempre de Constância para acolher projetos de cariz cultural, com impacto na conservação da identidade do próprio país”.

A reconversão das cabines telefónicas antigas inspira-se num movimento iniciado na pequena aldeia de Westbury-sub-Mendip, no sudoeste de Inglaterra, onde os seus moradores procuraram transformar uma das cabines telefónicas classicamente encarnadas na mais pequena biblioteca do mundo. Em Portugal, este projeto iniciou-se pela mão da Fundação PT, em 2013, em Barcelinhos, tendo o sucesso da ação justificado o enraizamento acima de 20 cabines telefónicas transformadas em diversos tipos de equipamento urbano, espaços criativos, vocacionados para a leitura.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X