O Regimento de Apoio Militar de Emergência de Abrantes (RAME) tem novo comandante. A cerimónia de posse do novo comandante, Coronel de Artilharia Siborro Leitão, teve lugar na manhã desta sexta-feira, 19 de dezembro. Siborro Leitão substitui o Coronel de Engenharia Tiago Lopes, e contou com a presença do comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Rui Ferreira.
A cerimónia ficou marcada pela assinatura do Termo de Posse de Comando, pela entrega do Estandarte Nacional à guarda do Regimento, símbolo da responsabilidade e da autoridade investida e pela imposição do Escudo de Armas do RAME ao novo Comandante.
Este ato solene terminou, com a assinatura da primeira Ordem de Serviço no exercício das novas funções.
O Coronel de Artilharia, Carlos Miguel Siborro Leitão nasceu a 5 de janeiro de 1975, em Lisboa. Tem 31 anos de serviço e foi promovido ao atual posto a 31 de dezembro de 2024.
Está habilitado com o Curso de Artilharia da Academia Militar e com os cursos curriculares de carreira, nomeadamente o curso de promoção a capitão em 2004 e o curso de promoção a oficial superior em 2009. Possui ainda, entre outros, o Curso de Transmissões das Armas, em 2000, o Curso de Estado Maior – Exército e Conjunto 2012, e o Curso NATO Operations Assessment, e de Cooperação Civil-Militar, ambos em 2017.
Ao longo da sua carreira, desempenhou cargos no Grupo de Artilharia de Campanha da Brigada Mecanizada Independente como Comandante da Bateria de Tiro da 1.ª e da 2.ª Baterias de Bocas de Fogo, entre 1999 e 2002; no Regimento de Artilharia antiaérea N.º1, em 2005, como Comandante da Bateria de Artilharia Antiaérea da Brigada de Intervenção; e no Regimento de Artilharia N.º 5, em 2021, como Comandante do Grupo de Artilharia de Campanha da Brigada de Intervenção.
Teve ainda funções no Estado-Maior, na Academia Militar, em 2002, no Regimento de Artilharia Antiaérea N.º1, em 2004, na Escola Prática de Artilharia, em 2008, e novamente no Estado-Maior do Exército, como Coordenador de Área da Repartição de Organização da Divisão de Planeamento de Forças.
Junta-se ainda a docência na Academia Militar. O Coronel Siborro Leitão é casado e tem três filhos.
O Coronel Siborro Leitão substitui no cargo o Comandante Tiago Lopes que tinha assumido o RAME a 27 de dezembro de 2023.

Criado em novembro de 2016, com o início da atividade operacional no Quartel de São Lourenço, um espaço de 37 hectares, situado em Abrantes, no Centro do país, o RAME prepara e coordena o apoio em situações de emergência que envolvam um número elevado de desalojados, riscos tecnológicos, atos terroristas, contaminação do meio ambiente, incêndios florestais, cheias e inundações, sismos e erupções vulcânicas.
Mas na emergência, apesar de toda a rapidez que existe, a UAME só entra em ação após existir um pedido da ANEPC, entidade que tem a gestão destes teatros de operações.
As nove valências de Apoio Militar de Emergência são compostas pela Defesa NBQR, Apoio Sanitário, Segurança e Vigilância, Engenharia Militar, Comando, Controlo e Comunicações, Manutenção e Transportes, Reabastecimento e Serviços, e Busca, e Salvamento Terrestre, integrando um total de 37 módulos, que estiveram hoje todos em Abrantes.
Galeria de Imagens