Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Deteção da bactéria Legionella encerra Estádio Municipal

8/08/2023 às 16:58

Na reunião do Executivo Municipal de Abrantes, realizada esta teça-feira, 8 de agosto, foi o vereador Vasco Damas quem, numa questão ao presidente, deu a conhecer que as instalações do Estádio Municipal estavam encerradas devido à deteção da bactéria Legionella.

O vereador eleito pelo Movimento ALTERNATIVAcom disse que a legionella tinha sido encontrada “no sistema de águas sanitárias, tendo sido alertadas as pessoas que usaram os balneários, beberam ou tiveram contacto com a água da rede e usufruíram das instalações do Estádio Municipal entre os dias 20 e 26 de julho”. Lembrou o decreto-lei que determina que as autoridades de Saúde Pública de âmbito local “podem coordenar a interrupção ou suspensão de atividades ou serviços, bem como o encerramento de estabelecimentos e locais de utilização pública onde tais atividades se desenvolvam em condições de grave risco para a saúde pública”. Vasco Damas invocou ainda a Lei que “estabelece o regime de prevenção e controlo da doença dos legionários”, onde se prevê que “os responsáveis pelos equipamentos que possam gerar aerossóis de água, devem elaborar, executar, cumprir e rever o plano de prevenção e controlo da bactéria Legionella”.

“Em que data foi aprovado, eventualmente revisto e atualizado o Plano Municipal de Prevenção e Controlo da bactéria Legionella” foi uma das questões de Vasco Damas ao presidente da Câmara, bem como “se o mesmo foi elaborado de acordo com as exigências legais”, a data da deteção da bactéria, “se foi pela contaminação de utentes ou alguma auditoria preventiva” e ainda a razão de não ter havido “um comunicado público do Município, à semelhança do que fazem outros municípios onde ocorrem situações semelhantes”.

Manuel Jorge Valamatos confirmou a deteção da bactéria Legionella e o encerramento das instalações do Estádio Municipal e falou de um “assunto muito sério e muito complexo”. O presidente da Câmara de Abrantes explicou que a bactéria foi detetada na sequência de uma auditoria preventiva promovida pela autoridade de saúde e lamentou a situação, adiantando que “todos os mecanismos foram desenvolvidos de acordo com a lei e com a informação da Saúde pública”.

O processo de desinfeção das instalações foi tratado “logo na altura e estamos neste momento a aguardar pelos resultados das análises e das contra-análises, esperando, obviamente que a situação possa estar regulada”. Manuel Jorge Valamatos disse que “é expectável que, em breve, possamos reabrir esta parte da Cidade Desportiva, continuando com processos de inspeção a todas estas infraestruturas”. O autarca complementou que a deteção da Legionella não ocorreu em todos os balneários, onde existem várias caldeiras de água quente, mas sim “numa das caldeiras” que serve vários balneários. O Estádio e as respetivas atividades que ali decorrem habitualmente foram então encerradas “por precaução”, tendo o autarca afirmado ainda que “as percentagens da presença da Legionella não são muito relevantes”.

Esta situação ocorre nas vésperas do XV Torneio Internacional de Iniciados que tem no Estádio Municipal a sua base. Vai disputar-se já no próximo fim de semana, de 11 a 13 de agosto, e Manuel Jorge Valamatos acredita que “depois da desinfeção, a situação esteja normalizada”. Caso ainda não haja permissão de reabertura das instalações, “existem outras soluções”, visto o Torneio decorrer também no Campo N.º 2 da Cidade Desportiva e nos campos de Alferrarede, Pego e Tramagal. No entanto, o presidente da Câmara de Abrantes espera “que isso não venha a acontecer”.

Para além do Torneio, “o que mais nos preocupa é a regular atividade do Estádio até porque estão a começar as épocas desportivas, quer no futebol, quer no atletismo, mas também no ginásio, no squash... o difícil é deslocar tantas equipas e tantas atividades, admitiu Manuel Jorge Valamatos.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB