Antena Livre
Deseja receber notificações?

VN Barquinha: Dia dos Monumentos e Sítios assinalado com visita à Igreja Matriz de Atalaia

16/04/2024 às 10:09
Foto de Cláudia Miranda

Na quinta-feira, dia 18 de abril, Fernando Freire vai guiar os visitantes numa visita à Igreja de Atalaia, no concelho de Vila Nova da Barquinha, por forma a assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Fernando Freire é presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e investigador da História Local. Nasceu em 1 de fevereiro de 1960 e é natural do concelho do Oleiros, distrito de Castelo Branco. Advogado de profissão, foi militar da Força Aérea no Estado Maior da Força Aérea e vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

A Igreja da Atalaia é um dos mais belos exemplares da arquitetura renascentista em Portugal possui, no seu interior, azulejos policromados, amarelos e azuis, de grande efeito artístico do século XVII. Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, foi mandada edificar cerca de 1528 por D. Pedro de Meneses, Conde de Cantanhede. A sua traça foi elaborada por João de Castilho, sendo os programas decorativos do portal principal e do arco cruzeiro da autoria de João de Ruão, naquela que é uma das primeiras obras feitas pelo mestre normando em Portugal. Este edifício do século XVI é considerado Monumento Nacional desde 1926.

A visita tem início marcado para as 18 horas e é de entrada livre mas de inscrição obrigatória em turismo@cm-vnbarquinha.pt ou através do número de telefone 249 720 353.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2024
Jornal de Abrantes - julho 2024
PUB