Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Estádio Municipal assinalou 25 anos de vida com 1,5 Milhões de utilizadores (c/áudio e fotos)

8/06/2026 às 16:40

Foi um momento simples, mas com carga simbólica e emotiva. Parece que foi ontem, mas o Estádio Municipal de Abrantes assinalou na sexta-feira 25 anos de vida. E no domingo contou com a realização de uma pequena cerimónia para evocar este quarto de século com mais de 1 Milhão e 500 mil utilizadores.

E recordando o início dos inícios, Manuel Jorge Valamatos, lembrou os momentos em que Nelson Carvalho e Hélder Silvano, presidente e vereador com o pelouro do Desporto antes de 2001, tiveram de ouvir muita coisa. O sítio não era bom, depois diziam, porque não em Alferrarede, ainda que “aqui fazia muito vento.” Havia sempre aquela ideia de que não há pensamentos iguais e que, por isso, “temos que avançar.”

2001

2026

Avançou-se e depois criou-se a divisão de desporto. Há 20 anos o Luís Valente assumiu a direção do serviço que tinha umas quatro ou cinco pessoas. Hoje é uma divisão com 34. Excluem-se aqui uma série de profissionais, com professores de natação, que podem apenas ter umas horas de atividades.

Manuel Jorge Valamatos lembrou as infraestruturas públicas que podem, nalguns casos, não funcionar em pleno, o que não é o caso da Cidade Desportiva de Abrantes que apresenta um registo de mais de 1 Milhão 500 mil utilizadores nestes 25 anos.

E depois há sempre ligação com outras entidades, por isso a presença do Marco Caneira, Rosa Mota ou Paulo Guerra. Valamtos destacou ainda os técnicos de desporto e frisou que sistematicamente “entra a gente aqui a fazer formação."

 

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Nelson Carvalho, presidente da Câmara de Abrantes, lançou as bases, o projeto a obra e, depois, fez a sua inauguração destacou o facto de ser, hoje, um utilizador do estádio, disse ser um dos 1,5 Milhões de utilizadores. “Uma das coisas que me dá mais gozo ao fazer essas coisas é que das caminhadas primeiro saímos, vamos por aqui, damos umas voltas lá fora e depois voltamos. Saímos às seis, voltamos às sete. E vocês não imaginam o que é a gente chegar lá em cima, olhar cá para baixo e ver isto, e aqui, cheio de garotada. Completamente cheio de garotada. E a gente pensa, é pá, valeu a pena.”

O ex-presidente salientou que os autarcas trabalham em representação. Portanto, em representação, têm a responsabilidade de ter sempre os ouvidos postos em quem os elegeu, as ânsias, o que queriam e o que não queriam, o que preferiam e o que não preferiam. Depois dar-lhe execução, fazer. “Esta sensação de ver que este espaço cumpriu a sua missão, o município assumiu a sua responsabilidade, tem aqui, dezenas, centenas, ao longo de duzentos milhares de garotos todos os dias, é uma sensação ótima e que dá também este sentimento de realização.”

 

Nelson Carvalho, ex-presidente CM Abrantes 

Marco Caneira fica na história do Estádio Municipal de Abrantes, pois foi o primeiro capitão de uma seleção nacional de futebol (sub-21) no primeiro jogo oficial nesta cidade.

“Estava também no início de uma caminhada, uma caminhada que foi longa, uma caminhada que foi feliz, e eu acho que nós, neste momento, a Rosa Mota, o Paulo Guerra, todos aqueles que atingiram também alta competição, percebemos o que é alta competição, estamos agora deste lado, uns há mais, outros há menos. Sabemos da importância que o desporto tem em Portugal, o peso social e cultural que tem. Eu sou muito crítico, muitas vezes, porque os governos não apoiam a nossa parte social, o impacto que nós podemos ter nas pessoas, nos jovens, na formação.”

E acrescentou “estamos aqui a falar de 30 minutos aqui em Abrantes, podemos estar a falar 30 minutos no Porto, em Lisboa, em Gaia, em Faro, e esse é o nosso peso, é o peso que eu sinto.”

 

Marco Caneira 

Paulo Guerra, foi quatro vezes Campeão Europeu de Corta-Mato, sendo atualmente vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, começou por manifestar satisfação por ser um estádio com pista de atletismo.

Na próxima quarta-feira, 10 de junho, “vamos organizar aqui um campeonato nacional [masters Pentatlo e 5 km], por isso temos a relevância que estamos a dar para os campeonatos não ficarem só destinados às grandes metrópoles, ou elevar o atletismo a todos os quadrantes, de norte a sul e interior.”

E depois pegou nas palavras de Nelson Carvalho a propósito do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Abrantes. “Eu sou coordenador desse programa. Temos 160 centros, e Abrantes faz parte dele. Por isso, é gratificante vermos que o município investe na saúde pública e na saúde dos seus munícipes, através de algo tão elementar como é caminhar e correr.”

 

Paulo Guerra

Já Rosa Mota, que não precisa de apresentações, não quis repetir tudo o que foi dito, e acrescentou sentir-se “honrada de ter ali uma rua com o meu nome. Que faz a ligação a este estádio, que torna pessoas mais ativas, se são mais ativas são pessoas mais saudáveis e se são pessoas mais saudáveis são pessoas mais felizes.”

 

Rosa Mota

Depois da entrega de lembranças os convidados desceram à pista e fizeram uma fotografia com todas as crianças que estiveram envolvidas no Torneio Interconcelhio de Escolinhas e fechou a época este domingo.
Antes visitaram os pontos onde estão registos históricos destes 25 anos do estádio e assinalaram o momento com o descerramento da placa evocativa do aniversário.

À margem das cerimónias, Marco Caneira, o futebolista que era “dono” da braçadeira de capitão da seleção de Portugal sub-21 que, em 2001, disputava a qualificação para o Europeu do ano seguinte. 25 anos depois, Marco Caneira disse não ter “essa noção, nós não tínhamos essa noção. Sendo sincero, nós vínhamos jogar, nós vínhamos competir, não sabia qual era, como eu disse há pouco, o meu caminho, a minha trajetória, que acabou por ser bastante feliz, uma carreira em vários países, em grandes clubes.

E chegar aqui, passados 25 anos, é sempre importante porque tem esse apego e essa ligação às pessoas. Estando cá também, à época passada, neste torneio, deixo aqui novamente uma pedra neste estádio, deixo amigos e não será a última vez que virei aqui ao estádio, seguramente.”

A inauguração a 5 de junho de 2001 contou com uma cerimónia presidida pelo ministro da Juventude e do Desporto, José Lello, e com o primeiro jogo oficial de uma seleção de Portugal, neste caso, em sub-21. Foi um jogo oficial da fase da qualificação para o Europeu Sub-21 de 2002, sendo a seleção capitaneada por Marco Caneira.

Portugal venceu o Chipre por 7–0 com golos de Simão Sabrosa (2), Miguel (2), Paulo Costa, Ricardo Sousa e um autogolo de Yiannakis Sampson.

O 11 de Portugal foi: Sérgio Leite, Marco Caneira, Tonel, Fredy, Paulo Ferreira, Miguel, Ednilson e Hugo Leal, Simão Sabrosa, Cândido Costa e Paulo Costa. Entraram ainda durante a partida: Alhandra, António Semedo e Ricardo Sousa. O treinador luso era Agostinho Oliveira.

“Cinco Internacionais A, desses 11 de sub-21, cinco Internacionais A, aquilo que deu essa seleção. Era muito importante e é muito importante porque nós descentralizamos, nós viemos fora, viemos à Abrantes. Obviamente, nós vínhamos competir, mas as pessoas têm uma perspetiva diferente.”

Hoje o Marco Caneira esteve no aniversário, mas já esteve como patrono do Torneio Internacional de Iniciados. Quando questionado sobre a importância de participar nestes eventos, voltou a repetir algo que defende: “Eu tenho outra sensibilidade, eu sou crítico, já o disse há pouco também, da questão do governo ou dos governos não utilizarem as referências para podermos ser pedagógicos. Estar em Abrantes, estar em Faro, estar em Leiria, estar em vários municípios do país. Existem vários elementos para isso, existem várias referências. E é importante para os miúdos, para os pais dos miúdos também e para o desporto em geral.”

 

Marco Caneira

Manuel Jorge Valamatos, atualmente o presidente da Câmara de Abrantes, disse à Antena Livre que 25 anos é o tempo suficiente para recordar alguns jovens que andaram no estádio pequenitos que hoje são pais. Alguns que já eram adultos hoje já têm, digamos, com alguma idade.

Lembrou ainda que o estádio foi o arranque de todas as infraestruturas municipais que hoje existem e que “na altura foi muito à frente do seu tempo, um grande investimento que foi feito.”

O autarca frisou que a efeméride deve valorizar aqueles que apostaram na construção destas infraestruturas, mas também valorizar aqueles que trabalham diariamente e que o fizeram ao longo de 25 anos representa o sucesso de 25 anos de uma comunidade inteira.

Quando questionado sobre a peça que falta para concluir o puzzle, que é o pavilhão desportivo, o presidente da Câmara responde que “temos dois pavilhões desportivos, um no Pego e outro no Tramagal. Depois há mais dois em duas escolas. Quando diz falta aqui de facto o pavilhão de desportivo municipal, tem razão. Eu acho que temos que ter essa visão de encontrar um momento certo para a sua implementação, estamos a trabalhar. Houve um projeto inicial que não tem hoje suporte pelo tempo desse projeto. Estamos numa fase de iniciar um novo processo para voltarmos a pensar de forma de projeto e em termos de plano e estratégia de um pavilhão que possa servir à atividade desportiva, mas possa complementar com outras dinâmicas sociais, culturais.”

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Seja como for, o Estádio de Abrantes foi inaugurado a 5 de junho de 2001, com uma cerimónia e um jogo da seleção sub-21 frente ao Chipre. 25 anos depois o estádio mostra, no parque de estacionamento uma série de lonas e quadros com imagens de atividades deste quarto de século de vida do equipamento.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - junho 2026
Jornal de Abrantes - junho 2026
PUB