Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Mação: foRESTER vai ajudar “na tomada de decisão” no combate aos incêndios (C/ ÁUDIO)

18/11/2022 às 17:37

Mação recebeu na sexta-feira, 18 de novembro, o Workshop final do projeto de investigação científica foRESTER - Rede de sensores combinada com modelação da propagação do fogo integrado num sistema de apoio à decisão para o combate a incêndios florestais.

Este Workshop teve como objetivo a divulgação dos resultados de investigação científica do projeto à sociedade civil, sendo que a Câmara Municipal de Mação, que tem uma vasta experiência nesta área e onde o sistema MACFire tem sido pioneiro a nível nacional, é o utilizador final deste projeto.

Luís Oliveira, coordenador do Projeto foRESTER, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, explicou à Antena Livre que o foRESTER tem como objetivo “reunir várias universidades para dar o seu contributo para a melhoria dos sistemas de apoio à decisão no combate a incêndios rurais. Este projeto, quando há uma ignição, com uma gestão correta da informação, permite realocar os meios nos locais corretos para combater o incêndio de uma maneira mais eficiente e mais rápida e impedir a sua evolução”.

Por seu lado, António Louro, vice-presidente da Câmara de Mação, explicou que “temos que perceber que todos os projetos desta natureza nunca estão concluídos”.

Em que medida é que o foRESTER vai ajudar no combate aos incêndios no concelho, o autarca disse que “vai reforçar as capacidades técnicas do MACFire e do sistema e vem ajudar-nos a colher mais informação sobre o território, a tratar essa informação para no momento em que precisamos dela no meio de um grande incêndio, nós termos a oportunidade de ir buscar informação robusta e com qualidade para nos ajudar a tomar decisões mais acertadas”.

António Louro fez uma apresentação sobre o MACFire seguindo-se a participação de vários investigadores do projeto, nomeadamente Luís Oliveira, coordenador do Projeto foRESTER, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; Mário Caetano, subdiretor-Geral da Direção-Geral do Território; Ana Sá, co-coordenadora do Projeto e Investigadora no Instituto Superior de Agronomia; André Mora, investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Mais informação sobre o projeto em https://forester.pt/web/objetivos-do-projeto/.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB