Antena Livre
Deseja receber notificações?

Incêndio/Vila de Rei: Situação instável. Medidas de precaução estão a ser tomadas no concelho de Abrantes

13/08/2017 às 00:00

O incêndio que há dois dias consome floresta em Ferreira do Zêzere, chegou esta tarde  a Vila de Rei, sendo essa a ocorrência mais preocupante segundo a Proteção Civil.

Várias aldeias estão a ser evacuadas e a frente de fogo tem muitos quilómetros.

As chamas, que avançam de forma descontrolada, estão muito perto da vila, sede de concelho.

“A situação está extremamente instável e fora de controlo”, confirmou há instantes Paulo César Luís, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, que avançou que “há muitas aldeias a ser evacuadas”.

Paulo César Luís também afirmou à Antena Livre “que há muitas aldeias em que ardeu todo o seu perímetro, salvaram-se as casas”. No entanto, o autarca avançou que “sei que arderam casas”, sem, para já conseguir quantificar o número de habitações consumidas pelas chamas.

“Tenho o Concelho em estado de guerra. Inacreditável! Faz-nos reviver o que foi 2003”, desabafou o autarca.

Este incêndio mobiliza 362 operacionais e 96 viaturas.

Devido à progressão deste incêndio, já se tomam medidas de precaução no norte do concelho de Abrantes, que está separado do concelho de Vila de Rei apenas por um braço da albufeira do Castelo de Bode.

Sónia Alagoa, presidente da Junta de Freguesia de Fontes, confirmou há momentos à Antena Livre que estão a proceder à retirada dos habitantes de Água das Casas e Vale da Açor, por precaução.

Também na freguesia de Carvalhal se está a preceder da mesma forma.

Os habitantes de Matagosa e Matagosinha estão a ser colocados em segurança, mas “ ainda não precedemos a evacuações, para já, pois ainda não houve necessidade”, afirmou Luís Serras Vermelho, presidente da Junta de Freguesia de Carvalhal, que disse que as pessoas estão a ser reunidas numa vivenda em Matagosa.

Devido à idade avançada da população daquelas aldeias, não se vai esperar que o fogo chegue para preceder à evacuação. Para já, as chamas mantem-se apenas no concelho de Vila de Rei.

Segundo a proteção civil, estão a postos no norte do concelho de Abrantes 80 bombeiros e 30 viaturas de combate a incêndios.

Foto de Li Casola: Encosta de Milreu - Penedo Furado

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X