Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Após um ano de pausa, a Lampreia volta a ser rainha em Mação

25/02/2019 às 00:00
Executivo de Mação na conferência de imprensa

De 1 de março a 14 de abril, a lampreia volta a ser rainha no concelho de Mação. São oito os restaurantes aderentes ao Festival Gastronómico, que já estão preparados para fazer as delícias dos muitos apreciadores que procuram o concelho nesta altura do ano.

 

Hoje, o executivo camarário procedeu à apresentação oficial do Festival Gastronómico da Lampreia no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

 

Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal, começou por fazer referência ao ano de 2018 e ao interregno que o Município fez no desenvolvimento e promoção do evento.

 

A Câmara Municipal de Mação decidiu este ano voltar a fazer este festival. O ano passado, não realizámos devido às evidências relacionadas com a poluição no rio Tejo”, afirmou o presidente, salientando que não “haviam condições para que a lampreia pudesse ser degustada e apanhada no nosso concelho”.

 

Os próprios restaurantes não se sentiam confortáveis a servir lampreia do rio Tejo. Aquilo que diziam aos clientes é que podiam vir porque, efetivamente, a lampreia servida não era do Tejo”, referiu o autarca. Assim, continuar a apostar no evento sem a lampreia do rio Tejo “era desvirtuar por completo o espírito deste festival e aquilo que se pretendia”.

 

Recordou Vasco Estrela que em 2018, o Município tomou “uma posição política, relativa àquilo que estava a suceder no rio e relativa à destruição que estava a ser feita. Marcámos uma posição de revolta, mediante tudo o que estava a acontecer”.

 

Num espaço de um ano, as condições são completamente diferentes”, vincou o presidente, tendo evidenciado “que o Tejo é hoje um rio saudável e com total segurança, onde se pode apanhar peixe, lampreia e onde se pode consumir os peixes sem problema".

 

"O Tejo é hoje um rio saudável e com total segurança" - Vasco Estrela 

 

Na conferência de imprensa, o autarca maçaense referiu que após encontradas as melhores condições do rio, foi o momento de reunir todos os restaurantes e “em conjunto” avançar para a realização do festival.

 

Atualmente, o presidente diz ser “com satisfação” que “as pessoas podem com segurança vir comer lampreia ao concelho de Mação, sendo a lampreia apanhada no nosso rio Tejo. E é com satisfação que uma vez mais verificámos que os restaurantes, oito em concreto, estão disponíveis para fazer esta aposta, ajudando a promover os seus próprios espaços e ajudando a promover o nosso concelho”.

 

Distribuídos pelas freguesias de Mação, Ortiga e Envendos, os oito restaurantes cozinham a lampreia com algumas “particularidades, sobretudo na forma como ela é confecionada” tal como o arroz que a acompanha.

 

Questionado sobre a existência da lampreia no rio em quantidade suficiente para abastecer os oito restaurantes, Vasco Estrela disse que “vai havendo alguma lampreia no Tejo. Contudo, não escondo que tem surgido alguma apreensão por parte dos pescadores se há lampreia suficiente no rio. O que sei, é que já vai havendo na zona de Constância e Tramagal, não ainda em quantidade suficiente, mas vamos esperar que as coisas melhorem”.

 

 

A exemplo do que aconteceu nas edições anteriores, o Município vai proporcionar a todos os visitantes a prova gratuita dos produtos mais típicos do concelho, em concreto o presunto, da Marca Mação e este ano, também o mel e o azeite.

 

Para além da gastronomia, os aspetos naturais e culturais são uma atração a quem irá procurar o concelho por estes dias. Vasco Estrela lembrou que a Câmara Municipal está a desenvolver um Núcleo Museológico em Ortiga, ligado ao tema das pescas, que contemplará também uma rota junto ao rio. Como também, disse que “a Câmara está também disponível para proporcionar visitas ao concelho e em concreto ao Museu de Mação”.

 

Por fim, e visivelmente satisfeito, Vasco Estrela afirmou que “para a Câmara de Mação, a lampreia confecionada no concelho é a melhor do país”.

 

O Festival Gastronómico da Lampreia representa um investimento autárquico de cerca de seis mil euros.

 

 

Os restaurantes aderentes são:

A Lena – Ortiga

Avenida (Pica – Fino) – Mação

Café Restaurante da Recta – Mação

Churrasqueira Norberto – Mação

O Bigodes – Ortiga

O Godinho – Mação

O Pescador – Mação

Café Cristo – Envendos

 

*Reportagem radiofónica para ouvir esta terça-feira no alargado do 12h00

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X