Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Municípios assinalam Jornadas Europeias do Património

27/09/2018 às 00:00

VN da Barquinha

O Município de Vila Nova da Barquinha e Junta de Freguesia de Tancos vão promover a realização de passeios fluviais gratuitos ao Castelo de Almourol. A iniciativa acontece este domingo, dia 30 de setembro, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 18h00.

Sob o tema Almourol Conquista-te! As autarquias irão promover vários passeios fluviais ao Castelo de Almourol, um dos monumentos militares medievais mais emblemáticos e cenográficos da Reconquista.

 

Mação

Esta sexta-feira, o “À Conversa Com…” traz as memórias do Prof. José Marques Valente sobre a Companhia de Caçadores 1550 e, de uma forma geral, sobre a experiência da Guerra do Ultramar, neste caso na Guiné.

Este “À Conversa com…“, à volta das memórias, integra o programa das Jornadas do Património que decorrem este fim-de-semana e o programa da 1.ª Semana da 3.ª Idade.

A ação acontece às 21h00, no auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, com entrada livre.

 

Vila de Rei

“Partilhar Memórias” é o tema geral da edição de 2018 das celebrações das Jornadas Europeias do Património, às quais o Município de Vila de Rei se vai juntar através da organização da iniciativa “As Tradições vêm ao Museu”.

A iniciativa vai ter lugar no Museu Municipal de Vila de Rei, entre as 09h30 e as 12h00 esta sexta-feira, e informa o Município que se pretende juntar utentes das IPSSs do Concelho e todos os interessados para uma tertúlia onde todos os participantes terão a oportunidade de partilhar histórias, experiências e saberes.

A iniciativa é aberta a toda a população.

 

Tomar

O Convento de Cristo, em Tomar, promove amanhã à tarde uma visita ao monumento para seniores, seguida de um “Chá com memórias”, no arranque do programa das Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema “Partilhar Memórias”.

O programa, promovido em colaboração com o município tomarense e várias entidades do concelho, prossegue sábado com a sessão “A memória no ciclo de uma vida”, num convite à reflexão sobre a importância do papel da memória ao longo da vida, enquanto, no domingo de manhã, o Rancho Folclórico de Linhaceira recupera a memória dos trajes, danças e cantares de há um século.

Entre as iniciativas contam-se ainda, na sexta-feira, uma aula aberta no Laboratório de Conservação e Restauro de Materiais Pétreos, visita guiada e o ‘workshop’ “Tempo de Memórias”, estando agendadas para sábado a palestra "Partilhar Memórias do Convento de Cristo", imagens comentadas pelo historiador Ernesto Jana, visita especial ao Castelo dos Templários e concerto no terreiro da igreja pela Banda Filarmónica Payalvense Manoel de Mattos.

No domingo haverá ainda animação e recriação histórica, com um “Acampamento medieval no Castelo dos Templários”, que integra demonstrações de esgrima, arco histórico e danças medievais, e uma visita guiada, afirma uma nota do município.

Por seu turno, a Câmara de Tomar dinamiza um programa que arranca quinta-feira com o lançamento do livro “Apresentação – Interpretação Patrimonial em Turismo”, de Luís Mota Figueira e João Pinto Coelho, no Moinho da Ordem, realizando na sexta-feira à tarde visitas guiadas às escavações arqueológicas do futuro Hotel República, à entrada da Praça da República. No sábado será lançado o livro "Cidades e territórios inteligentes, sustentáveis e inclusivos", do arquiteto Jorge Mascarenhas, com apresentação de David Justino, seguido de uma visita à moagem “A Nabantina”. Lusa

 

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa do Direção Geral do Património Cultural que pretende sensibilizar os cidadãos Europeus para a importância da salvaguarda do Património, através da organização de atividades dirigidas ao público e relacionadas com o tema que é anualmente definido.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB