João Anacleto (Agrupamento de Escolas n.º 2), Diogo Silva e Guilherme Paulo (Agrupamento de Escolas n.º 1) e Leonor Pombo (EPDRA) foram os quatro melhores alunos do ano letivo 2024/2025. Nesse sentido tiveram esta sexta-feira, 21 de novembro, o reconhecimento ao receberem os diplomas de Mérito e o respetivo prémio de 1.250 euros.
Esta é uma parceria do Município de Abrantes e da Tejo Energia, que começou em 2012, e que distingue os melhores alunos finalistas do secundário do ensino regular e profissional das escolas do concelho de Abrantes. A cerimónia roda pelos vários estabelecimentos de ensino e este ano coube à Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA) ser a anfitriã.
A diretora da escola anfitriã, Marly Serras, começou a sua intervenção com uma curiosidade: “realmente é uma felicidade o que a minha colega acabou de me dizer, que a nossa aluna da EPDRA é uma aluna das três escolas. É uma aluna que esteve nos dois agrupamentos e finalizou na EPDRA.”
E depois continuou reconhecendo a importância deste reconhecimento aos melhores alunos de cada escola. “Uma celebração de dedicação do esforço e da excelência dos nossos jovens.”
Marly Serras vincou, depois, o trabalho da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes neste projeto e de continuar a contribuir para uma comunidade educativa que valoriza o mérito e investe no futuro dos seus jovens. E manifestou esperança que a cerimónia seja “capaz de reforçar o compromisso coletivo como educação pública de qualidade, inclusiva e promotora de oportunidades.”
A atribuição destes prémios, segundo a diretora, “constitui-se como um estímulo e, simultaneamente, uma responsabilidade para toda a comunidade educativa.”
Fez ainda a apologia do mérito “Que o mérito nos eleva sempre na nossa própria dignidade e na nossa responsabilidade do presente e do futuro.”
E concluiu, a pedir para nunca se esquecerem que um bom aluno e um bom profissional, para além do saber e do saber fazer, têm no saber ser e o saber estar outro patamar de importância. “E muito importantes. Isso implica a atenção permanente nos valores fundamentais da formação humana. Essenciais para a vivência numa sociedade multicultural, como a amizade, a camaradagem, a tolerância, o sentido de responsabilidade, a auto exigência, o diálogo e o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.”
Marly Serras, EPDRA

A Tejo Energia constituiu-se, desde 2012, como a parceira do Município de Abrantes na atribuição destes prémios de mérito, aos quatro melhores alunos de Abrantes. É um diploma acompanhado de um cheque de 1.250 euros.
Dulce Franco, da empresa Tejo Energia, começou por destacar esta parceria e o gosto de dizer “que já há muitos anos é um gosto que a Tejo Energia tem em apoiar aquilo que são estas iniciativas e que procuram dinamizar o desenvolvimento dos jovens.”
Depois felicitou os alunos premiados e todos os seus colegas que terminaram o seu percurso (secundário) e que, por uma razão ou outra, não ficaram neste grupo de alunos.
A finalizar deixou um pensamento que “acho que se aplicaria aqui a este dia que tem a ver com o facto de nós conduzirmos o nosso caminho por onde queremos ir. E dizia: “nós não podemos mudar o vento ou a direção do vento, mas podemos sempre ajustar as nossas velas as velas do barco aonde vamos para nos conduzir onde queremos chegar. E isso é o mais importante. E o não perder o foco naquilo que pretendem é de facto aquilo que devem procurar.”
Dulce Franco, Tejo Energia

Manuel Jorge Valamatos saudou, individualmente, os quatro alunos distinguidos: João AnAnacleto, Diogo Silva, Guilherme Paulo e Leonor Pombo.
Manuel Jorge Valamatos referiu que os alunos têm “esta responsabilidade de serem um exemplo. Representam muito do que queremos para o nosso concelho. Empenho, capacidade de superação, a ambição e o sentido de responsabilidade.” O autarca destacou que o mérito ali reconhecido nasce do trabalho e da determinação diária para os jovens alcançarem os objetivos.
O presidente da Câmara de Abrantes disse que há um grande orgulho em cada um dos alunos, mas frisou que o mérito deve ser partilhado. Porque também há, nestes resultados, uma quota-parte das famílias e dos amigos que fizeram parte do percurso educativo de cada um. E depois um outro reconhecimento aos professores. “Aos que ensinam, aos que orientam, aos que se preocupam, aos que exigem e, sobretudo, aos que formam não apenas alunos, mas cidadãos.”
O presidente da autarquia frisou que em Abrantes, “acreditamos muito numa escola pública de qualidade para todos. É por isso que, nos últimos anos, temos vindo a concretizar um extraordinário investimento na educação. Com escolas mais modernas, mais bem equipadas, respostas educativas e melhores condições de aprendizagem e de acompanhamento para todos os alunos.”
Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

E deixou uma mensagem final dirigida aos alunos: “Continuem sempre a sonhar com a mesma determinação que vos trouxe até aqui. Abrantes precisa de jovens como vós.”

Para o encerramento da cerimónia, João Dias, aluno da EPDRA, proporcionou um momento musical com a interpretação de alguns temas em acordeão.