ESPECIAL COVID-19

Portal das Rotas de Mação já está online

2020-09-14

Foi lançado esta terça-feira, dia 8 de setembro, o Portal das Rotas de Mação, cujo objetivo “é contribuir para a proteção e valorização do património natural e cultural, com especial ênfase no património geológico, numa perspetiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico, fomentando o turismo e o desenvolvimento sustentável do território do concelho de Mação”, explicou o Município.

O Portal tem várias secções onde são apresentados os percursos pedestres ou, para pessoas de mobilidade reduzida, os pontos mais interessantes a visitar. Os vários percursos apresentam informações, tais como a distância, duração, tipo de percursos, grau de dificuldade, altitude máxima e mínima, ponto de partida e de chegada e a época do ano aconselhada para cada percurso.

Segundo o Município, "uma das novidades é o passaporte que procura que os caminhantes marquem e completem o seu passaporte com os locais mais emblemáticos do concelho".

Pelos percursos encontram-se cinco postes de madeira, devidamente identificados e numerados, colocados em cada uma das rotas, que permitirão às forças de segurança a localização exata dos caminhantes ou pedestrianistas, no caso de haver algum acidente ou incidente. Isto é se for feita uma chamada de socorro para o 112, bastará ao caminhante dizer ao operador do INEM o número da baliza onde estão e, ao serem acionados os meios locais, estará disponível um mapa da rota com os acessos exatos ao local sinalizado informou a Câmara Municipal de Mação.

Este projeto, coordenado por Leonel Mourato, contou com a colaboração do Município de Mação, das Juntas de Freguesia, Associações e Escolas para delinear as 15 rotas existentes no concelho.

2020-09-14