Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: Prova em Mouriscas define sábado os campeões nacionais de Ori-Trail Rogaine (c/áudio)

27/09/2023 às 10:00
Fotos Município de Abrantes 2021

O COA - Clube Orientação e Aventura de Abrantes e a FPO - Federação Portuguesa de Orientação têm a responsabilidade de organizar no próximo sábado o campeonato Nacional Ori-Trail Rogaine / 6.º Ori-Trail Rogaine do Médio Tejo, prova de onde vão sair os campeões nacionais da modalidade nos vários escalões.

Nesta competição as entidades organizadoras contam com a parceira da Associação de Melhoramentos de Mouriscas e ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Mouriscas e do Município de Abrantes.

Esta prova define a equipa campeã nacional da modalidade e integra ainda a Taça de Portugal de Ori-Trail Rogaine 2023, sendo que nesta prova as inscrições estiveram abertas para pessoas de ambos os sexos, federados e não federados. A organização criou percursos de competição e abertos (escalão open), podendo a participação ser efetuada na vertente pedestre e BTT, em pares ou em equipas, com mínimo de 2 e máximo de 5 elementos.

Ainda segundo o COA o terreno onde foram criados 4 sectores, todos na freguesia de Mouriscas, apresenta algum desnível "com uma excelente rede de caminhos de média e boa transitabilidade, com interessantes opções, onde a destreza física a técnica serão determinantes para ultrapassar a rede de caminhos apresentada, sendo percursos adequados para todos os tipos de andamento e conhecimentos de orientação."

Depois da entrega dos mapas os participantes, de acordo com Cláudio Silva, do COA, definem estratégia para a prova, cujo objetivo é conseguir o maior número de pontos.

A prova tem como base, partida e chagada, o parque multiusos de Mouriscas e decorrerá pelo território da freguesia que está todo mapeado e tem condições ótimas de relevo e trilhos para cerca de 120 atletas inscritos

Cláudio Silva, diretor de prova

No que diz respeito aos horários o secretariado abre às 08h00, sendo o briefing às 10h30 e a entrega dos mapas pedestres será às 10h45 com início da prova agendada para as 11h00. Já a entrega dos mapas BTT está agendada para as 11h30 com i início da competição marcado para as 11h45. O final da prova pedestre está agendada para as 15h00 acontecendo o lanche e a cerimónia de entrega de prémios às 17h00.

 

Na página oficial do Clube Orientação e Aventura está um explicador sobre esta modalidade que transcrevemos para que melhor se perceba o que vai acontecer sábado em Mouriscas.

O que é o Ori-Trail/Rogaine?

O Ori-Trail/Rogaine é uma disciplina de orientação pedestre/BTT baseada na estratégia de eleger os controlos a visitar, em equipa de 2 a 5 elementos, em grandes espaços e com um tempo limite. A escolha dos itinerários é livre e cada controlo tem uma valorização em pontos, sendo o objetivo de cada equipa conseguir a máxima pontuação no tempo definido.

O conjunto de controlos disponíveis deve ser suficientemente alargado para que não seja possível realizá-los todos no tempo da prova obrigando assim à definição de uma estratégia por parte de cada equipa.

Posso participar nesta prova sem perceber de orientação?

É aconselhado, organizar uma equipa com um elemento experiente em orientação e aproveitar esta atividade para uma formação prática.

Posso participar sozinho?

Não! Esta é uma prova de equipa que pode ir de 2 a 5 elementos. As equipas podem ser femininas, masculinas ou mistas (ver secção sobre Inscrições).

Porque é que o mapa é entregue 15 minutos antes do início da prova?

O mapa é entregue 15 minutos antes da prova ter inicio, de forma a possibilitar ás equipas o analisarem e estabelecerem o percurso que achem adequado para a estratégia escolhida.

Tenho que ir a todos os postos de controlo?

Não! Cada equipa deve escolher quais os postos de controlo que quer ir, e que se adequa à estratégia estabelecida pela equipa. Não é necessário dizer à organização quais os pontos de controlo pelos quais vai passar, podendo a qualquer altura da prova abdicar ou adicionar novos postos de controlo.

É necessário levar algum material para a prova?

Materiais devem ser ajustados à época do ano e à duração da prova, além do SI-Card obrigatório por participante é aconselhável o seguinte material: bolsa ou mochila, comida energética para o dia, recipiente com água, capa impermeável ou agasalho e calçado apropriado.

Tenho de levar água e comida?

O princípio geral quanto ao abastecimento é o da autossuficiência, pelo que as equipas competem em completa autonomia de alimentação, água e roupa durante toda a prova, devendo, contudo, a organização disponibilizar pontos de abastecimento de água e/ou alimentos. A natureza e composição dos pontos de abastecimento serão decididas pelos organizadores. Em cada abastecimento estará sempre presente um elemento da organização que serve de elemento de segurança e garante a existência de água durante todo o tempo e o uso que as equipas dão à mesma. É obrigatória a existência de abastecimento na chegada em composição a definir pelo organizador, mas que deve incluir água, bebida e alimento (energéticos) em quantidade suficiente para todos os participantes.

O que acontece se ultrapassar o tempo limite?

Até 30 minutos depois do tempo limite, são descontados 1 (um) ponto por cada minuto passado. Após os 30 minutos, a equipa é desclassificada.

Como funciona o sportident?

O sportident é um pequeno dispositivo que registas os tempos, quando inserido na box de controlo (imagem abaixo ao centro). Cada atleta irá transportar um dispositivo, que ao inserir na box de controlo irá emitir um som. Caso isso não aconteça deve utilizar o alicate presente no suporte da baliza para picotar no mapa, nas zonas R1, R2 e R3. Caso contrário, a pontuação nesse posto de controlo não será atribuída.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2024
Jornal de Abrantes - julho 2024
PUB