Antena Livre
Deseja receber notificações?

Constância: Santa Margarida está novamente sem médico de família

27/01/2026 às 11:54

A aldeia de Santa Margarida da Coutada, no concelho de Constância, está novamente sem médico de família. A situação vive-se desde o dia 2 de janeiro.

A informação foi transmitida na última reunião de câmara pelo presidente. Aos jornalistas, Sérgio Oliveira fez depois um ponto de situação sobre a questão dos médicos em falta no concelho, que reflete a realidade que se vive no país.

“Temos uma médica do quadro que presta serviço em Constância e na Extensão de Saúde de Montalvo, portanto aqui não temos problemas graves, mas a resposta que está a ser dada neste momento em Constância também não é suficiente, tendo em conta o número de utentes”, disse o autarca. Sérgio Oliveira adiantou ainda que há uma outra médica “aposentada que presta serviço aqui, mas só na área do planeamento familiar, da diabetes, nessas áreas mais específicas. Temos outra prestadora de serviço que, se a memória não falha, vem à sexta-feira e presta serviço aqui em Constância, e que é na verdade uma médica de recurso”.

Em Santa Margarida da Coutada, a Extensão de Saúde está sem a médica de família “desde o dia 2 de janeiro” e, segundo o presidente da Câmara, “estava perspetivada a vinda de uma médica que fazia a tarde de quinta-feira em Santa Margarida e era para começar esta semana, mas a verdade é que isso não se concretizou”.

Sérgio Oliveira disse estar ”à espera também que a ULS me esclareça esta e a outra questão”, lembrando que “o ano passado decorreu um concurso para a colocação de médicos em que concorreu uma médica para o nosso concelho, não veio porque está de licença de maternidade, mas aquilo que nos foi transmitido foi que no início deste ano, entre janeiro e fevereiro, viria, portanto também queremos saber se vem e quando é que vem. Se essa médica vier, temos uma solução para reforçar Constância e para voltar a ter médicos em Santa Margarida”.

Mas há ainda uma outra questão porque, “se entretanto demorar algum tempo” a vinda dessa médica, “só temos a possibilidade de ter uma prestação de serviços”. E é aí que se coloca o problema porque, como disse Sérgio Oliveira, “antes ainda existia a possibilidade de contactar três ou quatro médicos em prestação de serviço, mas é que neste momento já temos essa dificuldade, já nem isso existe”.

Portanto, até ver, a Extensão de Saúde de Santa Margarida da Coutada conta apenas com serviço de enfermagem e “as pessoas que queiram ter uma consulta médica, têm que deslocar a Constância e vir ao recurso. A Constância ou a Abrantes”.

A Câmara de Constância aguarda então por indicações da ULS Médio Tejo para que se consiga encontrar solução para a falta de médicos no concelho. Neste momento, Santa Margarida volta a estar sem clínico.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2026
Jornal de Abrantes - janeiro 2026