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Sardoal: Loja do Cidadão comemorou 3º aniversário

21/02/2019 às 00:00

O 3.º aniversário da Loja do Cidadão de Sardoal foi assinalado esta quinta-feira, 21 de fevereiro, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro.

Inaugurada a 18 de fevereiro de 2016, os serviços permanentes da Loja do Cidadão de Sardoal fizeram, nos primeiros três anos de atividade deste espaço, 54.025 atendimentos, numa média de 71 por dia.

Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal falou em “honra e orgulho” ao referir-se à Loja do Cidadão porque “foi uma luta que nós, autarcas, em articulação com o Governo, temos a obrigação de fazer” pois “sobre nós pairava a possibilidade de alguns serviços públicos saírem do nosso território, nomeadamente as Finanças”.

Se nós queremos que o nosso Interior seja povoado, que tenha gente, temos que lhes dar qualidade e serviços”, afirmou o autarca que confirmou que a Loja do Cidadão “veio criar uma nova centralidade e, ao mesmo tempo, teve aqui um papel importante na recuperação deste espaço”, lembrando que o edifício albergava anteriormente uma panificadora e que estava devoluto.

Miguel Borges disse que “a nossa Loja tem indo a crescer, e aqueles serviços que nós temíamos que saíssem, triplicaram o número de respostas da presença do Estado no nosso território”. O presidente referiu-se também a recente abertura do Gabinete de Apoio ao Emigrante que, “com pouco mais de uma semana, já teve uma quantidade de utilizadores, quase ao ritmo de um por dia”.

No final, Miguel Borges mostrou o Livro de Elogios “que tem muitos mais elogios do que o Livro de Reclamações” tem de reclamações dos utentes “e, quando assim é, estamos satisfeitos”.

 

Já Luís Goes Pinheiro começou por considerar que “este é um bom exemplo do que são os bons serviços públicos” e explicou que Modernização Administrativa são “todas as ações que tenham como consequência simplificar a vida das pessoas, criar um melhor ambiente para os negócios ou tornar a administração pública mais eficiente”.

Para dar cumprimento a estes objetivos, o Secretário de Estado referiu que “tem sido feito um investimento muito grande na disponibilização de serviços online, de mais e melhor atendimento telefónico com a reabilitação do Centro de Contacto da Segurança Social, com o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, o SNS 24 que foi reformulado, a criação do Centro de Contacto Consular... mas não chega. Nós não podemos desistir de continuar a prestar bons serviços presenciais e este é um bom exemplo disso”.

Este esforço que tem sido feito desde que foram criadas as Lojas do Cidadão, já vai para 20 anos, mudou o paradigma pois antes os serviços públicos estavam muito centrados sobre si mesmos”, disse Luís Goes Pinheiro.

Na Loja do Cidadão de Sardoal funcionam de forma permanente o Espaço do Cidadão, os serviços da Autoridade Tributária e da Segurança Social, assim como do Instituto de Emprego e Formação Profissional, através do Gabinete de Inserção Profissional.

Além dos serviços permanentes da Loja, também a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo ali presta atendimento semanal e a Associação Comercial e Empresarial, bem como a Associação de Agricultores estão presentes quinzenalmente. O edifício alberga ainda o cowork Espaço Empreende, um Balcão Multisserviços com dois postos de atendimento que podem ser reservados por diversas entidades, o Arquivo Municipal e o Arquivo Histórico Municipal.

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