ESPECIAL COVID-19

Sardoal: Má qualidade das comunicações no interior do país em destaque no Dia do Concelho (C/ ÁUDIO)

2020-09-23

Sardoal celebrou esta terça-feira 489 anos da elevação do Sardoal à categoria de Vila. Neste Dia do Concelho, Sardoal estaria em festa mas estes não são tempos normais. A data foi comemorada numa cerimónia que teve lugar no Centro Cultural Gil Vicente. Foi o presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pita Alves, o primeiro a usar da palavra para defender que a pandemia é uma oportunidade para o interior do país.

 

O presidente da Câmara Municipal, Miguel Borges, começou por falar dos tempos que vivemos e também do convite feito à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, para estar presente na cerimónia.

O autarca falou dos investimentos feitos pelo Município na salvaguarda do Património e do que falta fazer. Não esqueceu a obra da nova escola e agradeceu a quem permitiu que a obra fosse possível.

Um dos maiores problemas do interior do país continua a ser a falta de qualidade nas comunicações. Foi esse problema que levou Miguel Borges a escrever à ministra da Coesão Territorial. O presidente lembra que para além da falta de rede e internet, também o serviço dos CTT afasta potenciais investidores.

A governante falou da pandemia e de como esta situação fez muitos portugueses repensarem as suas vidas e regressarem ao interior do país.

 

Ana Abrunhosa garantiu depois que o Governo está empenhado em resolver os problemas das comunicações no interior, lembrando que os territórios do interior vão merecer uma atenção especial.

Aos jornalistas, a ministra lembrou que há um regulamento para o leilão do 5G que as operadoras vão ter que cumprir e que o roming nacional poderá ser a solução.

Fotos: Taras Dudnyk

2020-09-23