ESPECIAL COVID-19

Vila de ReI: Município e DGACCP renovam protocolo com apoios a emigrantes que regressem

2020-07-21

O Município de Vila de Rei aprovou por unanimidade, em reunião ordinária do Executivo Camarário realizada a 17 de julho, a proposta de novo protocolo a assinar entre a Autarquia vilarregense e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP), que vem reforçar as condições e competências do Gabinete de Apoio ao Emigrante.

Este Gabinete, que se encontra já a funcionar no edifício dos Paços do Concelho, “com os devidos meios humanos”, e que se encontra afeto ao Gabinete Jurídico e ao Gabinete de Ação Social, Saúde e Educação, vai passar a estar igualmente afeto ao Gabinete de Dinamização da Atividade Económica, “facilitando, desta forma, o apoio aos cidadãos que pretendam regressar a Portugal, facilitando a sua reintegração social e profissional”.

Para além de ceder um espaço físico e funcionários com as devidas competências, o Município de Vila de Rei compromete-se ainda “a participar na divulgação do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, referenciando iniciativas locais de investimento, assegurando informação para a concretização de negócios em Portugal e promovendo o contacto entre investidores e entidades nacionais”.

Serão igualmente divulgadas as ofertas turísticas de valorização do território para que, eventualmente, possam ser captados novos investimentos neste setor de atividade.

O presidente da Autarquia vilarregense, Ricardo Aires, afirma que “com a assinatura deste novo protocolo, estamos a reforçar as condições para que os nossos emigrantes espalhados pelo mundo possam dispor de um importante apoio caso desejem regressar a Vila de Rei. O Gabinete de Apoio ao Emigrante pretende facilitar a sua reintegração na comunidade, prestando apoios nas vertentes sociais, de investimento, económica, jurídica e em todas as outras áreas que possam ser necessárias para a sua total reinserção.”

2020-07-21