ESPECIAL COVID-19

ABRANTES: Caso positivo de COVID nos CTT causa preocupação nos carteiros (C/ÁUDIO)

2020-10-22

Há um caso de COVID-19 no Centro de Distribuição Postal (CDP) dos CTT de Abrantes, facto que está a preocupar os carteiros e que pode levar a uma redução temporária de pessoal.

Ao que a Antena Livre conseguiu saber um trabalhador dos correios testou positivo ao coronavírus e fez imediatamente o confinamento. O que os carteiros não aceitam é o facto de a empresa não ter informado os restantes desta situação.

Neste momento há vários carteiros que estão em confinamento por indicações das autoridades de saúde e, até às 11 horas desta manhã [22 de outubro] a empresa ainda não tinha reagido ou dado qualquer justificação ao pessoal do CDP de Abrantes.

Paulo Fontinha é o delegado do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações explicou À Antena Livre que há uma série de carteiros em casa por indicação da Saúde Pública.

E depois, acrescenta, há uma grande preocupação destes profissionais pela sua saúde, dos familiares e de todas as pessoas com que contactam diariamente quando entregam correspondência.

Paulo Fontinha, delegado sindical CTT

Por outro lado, diz o delegado sindical, foram eles, individualmente, que por receio foram ligando à linha de saúde 24. E destes telefonemas, uns ficaram em isolamento e outros não. E não havendo mais explicações é uma situação que não é bem compreendida pelos profissionais dos correios.

Sobre uma eventual quebra na distribuição postal face a estes confinamentos Paulo Fontinha realça que o mais importante é a saúde e que a empresa tem mecanismos para garantir a entrega da correspondência.

Já sobre a realização de testes, o dirigente indica que não tem qualquer informação, mas diz esperar que a empresa possa ter uma palavra para com os carteiros. Os que estão em confinamento e os que estão a trabalhar.

2020-10-22