A Artevasi, empresa que está no mercado há cerca de 20 anos e que se dedica à produção de vasos 100% sustentáveis, definiu como objetivo, para este ano, a criação da sua própria floresta, com o intuito de reduzir a pegada de carbono e proteger o que já existe de valioso no território.
De acordo com a empresa o objetivo ganhou forma graças à parceria com o projeto Apadrinha Uma Oliveira. Esta associação tem como principal objetivo a recuperação do património natural local por forma a garantir a continuidade da biodiversidade que sempre fez parte da nossa paisagem e património natural.
João Morgado, diretor-executivo do “Apadrinha Uma Oliveira” revelou que “receber a Artevasi como padrinho é um orgulho para nós. Primeiro porque demonstra a importância de projetos como o nosso, que têm como objetivo a conservação da natureza e do património local. Segundo porque é sempre um gosto receber padrinhos que estão alinhados com os nossos valores e missão. A Artevasi tem como missão fornecer às pessoas as ferramentas para cultivarem a Natureza e isso, mais do que uma missão, é uma forma de estar e de se relacionar com o mundo que os rodeia. Tal como acontece no «Apadrinha Uma Oliveira».”
Já para a empresa Artevasi, o apadrinhamento de um olival tradicional “é mais uma ação que reforça o seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental, retribuindo à sociedade e cuidando do planeta. Entre as suas ações recentes destaca-se o recurso a fontes de energia renováveis, a redução quase total do desperdício e a utilização de materiais recicláveis em todas as embalagens.”
Joana Oliveira, Diretora de Qualidade e Sustentabilidade da Artevasi, salienta que “mais do que pensar no negócio, pensamos no impacto que deixamos no mundo. O projeto Apadrinha Uma Oliveira é uma oportunidade concreta de gerar impacto positivo, contribuir para um futuro melhor e assumir uma gestão verdadeiramente responsável”.
O projeto tem como objetivo recuperar 10.000 oliveiras na região de Abrantes, sendo que, até à data, já conseguiu recuperar quatro mil com o apoio de mais de 160 padrinhos (individuais e empresariais).